Proposta de uso da plataforma Duolingo no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.421-432

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais. Ensino de Línguas. Ensino Fundamental

Resumo

Com o avanço das tecnologias digitais atualmente, é necessário que haja a inserção no ambiente escolar, uma vez que, o público infantil tem contato, cada vez mais cedo com os recursos tecnológicos geralmente no meio social em que vivem. O presente trabalho tem o objetivo de expor uma proposta de ensino de Língua Inglesa com auxílio dos recursos tecnológicos, nesse caso em especifico, a plataforma digital Duolingo. O trabalho foi projetado para crianças do 2º ano do ensino fundamental, que estão em fase inicial de aprendizado para contribuir com o aprendizado de uma língua adicional, nesse caso, a inglesa. Os recursos tecnológicos e as plataformas digitais, têm grande potencial para o aprendizado de línguas, dessa forma, os pressupostos teóricos são pautados nas contribuições de: Chaguri e Tonelli (2014), Rocha (2008), Santos e Benedetti (2009), Vygotsky (2007) dentre outros. Nessa perspectiva propõe-se um trabalho com a plataforma para que os alunos tenham contato com outras mídias de forma que explorem suas potencialidades para o aprendizado.

Downloads

Biografia do Autor

Priscila Ferreira de Alécio, Universidade do Estado de Mato Grosso

Graduada em Letras Língua Portuguesa/Língua Inglesa pela Universidade do Estado de Mato Grosso na qual também foi bolsista de Iniciação Científica, CNPq. Atualmente participa do Projeto Diversidade e Variação Linguística em Mato Grosso (DIVALIMT) em que desenvolve pesquisas na área da Sociolinguística Variacionista. Participa também do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada e Sociolinguística (GEPLIAS). Como trabalho de conclusão de curso, desenvolveu pesquisa no que concerne à interferência da oralidade na escrita em sujeitos que estudam a fase escolar inicial. Atualmente cursa Especialização em Ensino e Aprendizagem de Línguas Adicionais para crianças, bem como, é Mestranda do Programa de Pós Graduação em Letras (Strictu Sensu) na área de Estudos Linguísticos com pesquisas concernentes à Sociolinguística e a Dialetologia Pluridimensional e Perceptual sendo desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso.

Juliana Freitag Schweikart, Universidade do Estado de Mato Grosso

Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras pela UNEMAT (1999), especialização em Inglês Instrumental pela UFMT (2003), mestrado em Lingüística Aplicada pela UNISINOS (2009) e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP/IBILCE (2016). É professora titular da Universidade Estadual de Mato Grosso. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Inglesa), atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas, formação de professores, TIC no ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores, Linguística Aplicada a Língua Estrangeira, Língua Estrangeira para Crianças, crenças e Teoria da Atividade.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

DE ALÉCIO, Priscila Ferreira; SCHWEIKART, Juliana Freitag. Proposta de uso da plataforma Duolingo no ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras para crianças. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 421–432, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.421-432. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11082. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.