Grupo de pesquisa En-Corpora: ensino baseado e dirigido por corpora

Autores

  • Silmara Moscatelli Unesp
  • Paula Tavares Pinto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Carolina Tavares de Carvalho Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Luciano Franco da Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Palavras-chave:

Grupo de pesquisa, Ensino de línguas, Linguística de corpus, Aprendizagem Movida por Dados

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar alguns resultados sobre as discussões e estudos realizados pelo Grupo de Pesquisa En-Corpora: Estudos Baseados e Dirigidos por Corpora (CNPq/UNESP), que conta com o apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES). Como fundamentação teórica, tomamos como base a abordagem da Linguística de Corpus e da Aprendizagem Movida por Dados (DDL), pautados nos trabalhos de autores como Berber Sardinha (2004), Tognini-Bonelli (2001) e Gilquin, Cock e Granger (2010). Os resultados obtidos fornecem possibilidades para que professores e pesquisadores da área da LC, com a abordagem em DDL, possam produzir suas atividades didáticas de maneira mais adequada a contextos de ensino-aprendizagem de línguas.

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Biografia do Autor

Silmara Moscatelli, Unesp

Docente da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), campus Presidente Prudente, doutorado em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Ibilce) (2023), e mestre (2015)) pelo Profletras, câmpus de Assis. Membro do Grupo de Pesquisa En-Corpora (UNESP-Ibilce). 

Paula Tavares Pinto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Mestre e Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009), tendo realizado estágio na Universidade de Manchester (2008-2009) e pós-doutorado na Universidade de Surrey, Inglaterra (2018). Formanda em Tradução (1992) e em Letras. Docente UNESP, Câmpus de São José do Rio Preto. Coordenadora geral do Programa Idiomas sem Fronteiras e do projeto de English Teaching Assistants (CAPES/Fulbright) na UNESP. Atua no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos. 

Carolina Tavares de Carvalho, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Doutoranda em linguística aplicada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Ibilce. Mestre na mesma instituição em Pedagogia. Membro do Grupo de Pesquisa Tradução, Terminologia e Corpora e En-Corpora: Ensino Baseado e Orientado por Corpora (UNESP-Ibilce), e do projeto: Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas em a pesquisa brasileira: uma abordagem baseada em corpus para apoiar a redação e tradução de artigos de pesquisa.

Luciano Franco da Silva, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Docente EBTT do Instituto Federal do Paraná (IFPR), câmpus Goioerê e doutorando em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP-Ibilce), e mestre (2018) pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa En-Corpora (UNESP-Ibilce)

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

MOSCATELLI, Silmara; TAVARES PINTO, Paula; TAVARES DE CARVALHO, Carolina; FRANCO DA SILVA, Luciano. Grupo de pesquisa En-Corpora: ensino baseado e dirigido por corpora. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 228–246, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18051. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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