Análise linguística, ensino e formação em contextos multilíngues: reflexões à luz da Sociolinguística e dos Estudos Dialógicos da Linguagem

Autores

  • Maridelma Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Foz do Iguaçu
  • Mariangela Lunardelli Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Estudos Dialógicos da Linguagem. Sociolinguística. Contextos Multilíngues. Gêneros discursivos

Resumo

O Grupo de Pesquisa Análise Linguística, Ensino e Formação (ALEF)/CNPq foi criado com três objetivos: i) trabalhar aspectos linguísticos (em níveis lexicais, semânticos, morfossintáticos, de variação); ii) propor didatizações (materiais didáticos, metodologias de análise linguística, leitura, escrita, produção e refacção textuais); iii) oferecer formação continuada a professores da educação básica. Para este artigo, selecionamos seis pesquisas já realizadas e concluídas, as quais perpassam esses objetivos. As metodologias utilizadas são todas de abordagem qualitativa, de natureza básica e/ou aplicada, com procedimentos que variam desde pesquisa bibliográfica e documental a pesquisas de campo – levantamento, etnográfica, estudo de caso, pesquisa-ação. Duas teorias-chave são condutoras das análises: a Sociolinguística, a partir de Labov, e os Estudos Dialógicos da Linguagem, via Círculo de Bakhtin. Sobre as pesquisas aqui discutidas, sintetizamos os resultados em três considerações: i) a carência do conhecimento e aplicação da teoria Sociolinguística por docentes e pela educação básica de forma geral; ii) a concretização de configurações de diversos gêneros do discurso e suas didatizações em sala de aula; e iii) a proposição urgente de políticas públicas educacionais voltadas para acolhimento de (i)migrantes nas escolas da educação básica em Foz do Iguaçu - PR.

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Biografia do Autor

Maridelma Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, Foz do Iguaçu

Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Foz do Iguaçu e do  Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn). Doutora em Linguística e Língua Portuguesa e Mestre em Letras pela Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”,  CAr.. Líder do Grupo de Pesquisa Análise Linguística, Ensino e Formação (ALEF) (Capes/CNPq). 

Mariangela Lunardelli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, campus de Foz do Iguaçu, atuando na graduação – no Curso de Letras; e na pós-graduação – no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino (PPGEn). Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina. Pela mesma universidade, é Mestre em Letras e graduada em Letras Português-Francês. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Análise Linguística, Ensino e Formação (ALEF) (Capes/CNPq) e coordenadora do projeto de pesquisa “Práticas de linguagem, ensino e formação de professores em contextos multilíngues: estudos sociolinguísticos e dialógicos”.

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

MARTINS, Maridelma; LUNARDELLI, Mariangela. Análise linguística, ensino e formação em contextos multilíngues: reflexões à luz da Sociolinguística e dos Estudos Dialógicos da Linguagem. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 260–275, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18053. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

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