Grupos de pesquisa e a construção da identidade docente: interseções de trajetórias individuais e coletivas e a produção de conhecimento

Autores

  • Larissa de Souza Arruda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Diego José Alves Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rahissa Oliveira de Lima Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Palavras-chave:

Grupos de pesquisa, Identidade profissional docente, Colaboração acadêmica

Resumo

Os grupos de pesquisa são essenciais na área de Letras por proporcionarem estrutura acadêmica para a produção e disseminação do conhecimento. Este artigo faz uma breve contextualização histórica desses grupos, destacando seus objetivos e a regulamentação pelo CNPq, entidade criada em 1951, que assegura a credibilidade  dessas iniciativas. Compartilhamos aqui a nossa experiência pessoal-profissional em grupos de pesquisa, desde a graduação até o presente momento, enquanto professores universitários. Além disso, ressaltamos a importância da participação nesses grupos para o nosso crescimento enquanto educadores-pesquisadores, visto que a construção de um pensamento crítico e científico também se concretiza  através dos encontros, leituras e discussões promovidos nesses coletivos — além da efetiva participação em congressos e publicações acadêmicas. Em uma área que pode ser por vezes solitária, os grupos de pesquisa oferecem também um espaço para colaboração e construção coletiva da identidade profissional docente, além da ampliação da rede de contatos com outros pesquisadores. A partir da nossa memória pessoal e profissional, discutimos acerca dos grupos de pesquisa HEMEPOL (UFRN) e LENUFFLE (UFF), suas histórias, produções e projeções futuras, assim como suas contribuições dentro do nosso campo de atuação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa de Souza Arruda, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atua na área de didática e ensino de Língua Francesa. Doutora e mestre em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com tese e dissertação sobre currículo e formação de professor de língua francesa no Brasil. Possui licenciatura em Língua Portuguesa e Francesa pela Universidade Federal de Pernambuco.

Diego José Alves Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Letras (Português/Espanhol) pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Grupo de pesquisa HEMEPOL.

Rahissa Oliveira de Lima, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Licenciatura em Língua Portuguesa e Francesa pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Bacharelado em Tradução (Francês), mestrado na área de Teoria da Literatura na mesma instituição. Professora de coordenadora pedagógica na rede estadual de Pernambuco e como professora de Linguagens da rede municipal do Paulista. Doutorado em andamento pelo Centro de Educação da UFPE.

Referências

BATISTA, Ronaldo de Oliveira. Introdução à Historiografia da Linguística. São Paulo: Cortez, 2013.

DEGN, L., FRANSENN, T., SORENSEN, M. P., & RIJCKE, S. Research groups as communities of practice: A case study of four high-performing research groups. High Education, 76, 231-246, 2018. Disponível em https://doi.org/10.1007/s10734-017-0205-2. Acesso em: 15 ago. 2024.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Porto: Porto Editora, 1997.

FELDMAN, A., DIVOLL, K. A., & ROGAN-KLYVE, A. Becoming researchers: The participation of undergraduate and graduate students in scientific research groups. Science Education, 97(2), 218-243, 2013. Disponível em https://doi.org/10.1002/sce.21051. Acesso em: 15 ago. 2024.

GALLI, Joice Armani; SANTOS, Lorena. Tornar-se professor de francês no Brasil: a experiência do projeto les crabes para a implementação de políticas públicas linguísticas. Cadernos de Letras da UFF. Dossiê: Línguas e culturas em contato nº 53, p. 379-401

LÓPEZ-YÁÑEZ, J., & ALTOPIEDI, M. (2015). Evolution and social dynamics of acknowledged research groups. High Education, 70, 629-647, 2015. Disponível em https://doi.org/10.1007/s10734-014-9835-9. Acesso em: 15 ago. 2024.

MAINARDES, Jefferson. Grupos de pesquisa em educação como objeto de estudo. Cad. Pesqui., São Paulo, v.52, e08532, 2022. Disponível em https://doi.org/10.1590/198053148532. Acesso em: 15 ago. 2024.

MEC. Manual de Orientações Básicas – PET. Brasília: Ministério da Educação, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/PET/pet_manual_basico.pdf. Acesso em: 15 ago. 2024.

MURRAY, Stephen. Theory Groups and the Study of Languages in North America: a social history. Amsterdam: Benjamins, 1994.

PIMENTA, Selma Garrido. A didática como mediação na construção da identidade do professor: uma experiência de ensino e pesquisa. In: ANDRÉ, M.; OLIVEIRA, M. R. (Orgs.). Alternativas do Ensino de Didática. Campinas: Papirus, 1997.

PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes da docência. São Paulo: Cortez, 1999.

REICHMANN, Carla. Tecendo o gênero profissional: o estágio como prática de letramento docente e formação identitária. In: MEDRADO, B. P.; REICHMANN, C.L.(org.) Projetos e práticas na formação de professores de língua Inglesa. João Pessoa: Editora da UFPB, 2012. p.101-124.

SHOULSON, I. Sociology of collaborative research groups. Amyotrophic Lateral Sclerosis and Other Motor Neuron Disorders, 5(1), 2014, 118-120. Disponível em https://doi.org/10.1080/17434470410019825. Acesso em: 15 ago. 2024.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

SOUZA ARRUDA, Larissa de; ALVES ALEXANDRE, Diego José; OLIVEIRA DE LIMA, Rahissa. Grupos de pesquisa e a construção da identidade docente: interseções de trajetórias individuais e coletivas e a produção de conhecimento. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 325–338, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18061. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont

Artigos Semelhantes

<< < 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.