Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços e sentidos

Authors

  • Ilsa do Carmo Vieira Goulart Universidade Federal de Lavras
  • Dalva de Souza Lobo Universidade federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201556.5-25

Keywords:

Livro, leitura, leitor, construção de sentido

Abstract

Este trabalho considera que a palavra escrita ultrapassa a bidimensionalidade do papel ao ser interpretada, mutilada, reencenada e, por vezes, ironicamente esquecida no texto, ou pelas múltiplas leituras que, não raro, são feitas por um mesmo leitor em diferentes momentos de sua história, ou ainda em distintos estados de humor, age em abertura de espaços, outros, na produção de sentidos. O artigo objetiva refletir sobre as representações estabelecidas na relação entre o leitor e a leitura, por intermédio do livro, tecidas a partir de uma rede discursiva que tramita essa tríade. A reflexão apresenta uma aproximação entre diferentes ideias, conceitos ou imagens que insinuam as (in)definições a partir de proposições a respeito do livro enquanto objeto mediador da ação leitora. Para tanto, com base no conceito de obra aberta de Eco, toma-se como fundamento argumentativa a questão da materialidade do livro posta por Chartier, a noção de “rizoma” de Deleuze e Guattarri e a reflexão de experiência descrita por Benjamin e Larrosa.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v2n56p5-25

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela FE, da Unicamp.

Profa. do Departamento de Educação da Universidade Federal de Lavras.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Published

2016-12-17

How to Cite

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; LOBO, Dalva de Souza. Nas (in)definições de livro, leitor e leitura: uma multiplicidade de espaços e sentidos. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 56, p. 5–25, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201556.5-25. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2325. Acesso em: 18 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.