Articulação entre estudos sobre oralidade e formação docente em estágio de ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.171-191Palabras clave:
Formação docente, Ensino de Língua, Oralidade.Resumen
Neste trabalho, apresentamos resultados de pesquisa vinculada a um projeto maior que tem em vista compreender as relações entre conhecimentos sobre língua/linguagem e os modos de tratamento e de mobilização na elaboração e na execução didática em diversas ações de formação e de atuação docente. Para este trabalho, o recorte feito focou o conhecimento sobre oralidade em atividades de leitura e de produção textual, realizadas em situação de estágio de língua portuguesa. Pretendíamos saber se havia articulação entre as noções sobre oralidade e letramento digital e a prática docente durante o estágio e se o objeto selecionado para ensino de produção textual, neste caso, o debate, havia sido sistematizado em conformidade com os conhecimentos específicos. Os dados foram coletados a partir de dois instrumentos: o relatório de estágio e uma entrevista com uma aluna de um Curso de Letras de uma Instituição pública federal do interior do estado da Paraíba, no segundo semestre de 2018. A análise, guiada por uma fundamentação advinda de estudos da Linguística e Linguística Aplicada, sobre textualidade, gêneros textuais e letramentos e da Educação e Linguística Aplicada, sobre formação de professores, nos permitiu constatar que a articulação entre conhecimentos de formação e os mobilizados para a construção da prática escolar, pela via do estágio de ensino, se faz de forma genérica na escrita do relato e se manifesta como imprescindível na reflexão sobre a prática profissional.