Avaliando o conhecimento linguístico e o uso de metalinguagem de futuros professores de LE com base em amostras de desempenho oral.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.151-168

Palabras clave:

Avaliação docente. Proficiência oral. Língua Estrangeira.

Resumen

O cenário deficitário para o ensino de línguas estrangeiras no Brasil tem sido tema de interesse de muitos pesquisadores que constataram condições insatisfatórias para o desenvolvimento da proficiência linguística dos alunos na educação básica (ALMEIDA FILHO, 1992; NICHOLLS, 2001; CONSOLO, 2017). A avaliação docente, nesse contexto, poderia ser utilizada como instrumento para impactar as políticas educacionais dos cursos de licenciatura. O presente artigo apresenta resultados preliminares de um estudo envolvendo o exame EPPLE (Exame de Proficiência para Professores de Línguas Estrangeiras), que utiliza os EBBs (Empirically derived, Binary choice, Boundary definition scales), metodologia  empregada para o desenvolvimento de critérios avaliativos por Upshur e Turner (1995) e Fulcher (2014), entre outros. A partir dessa metodologia, é possível descrever comportamentos linguísticos relevantes para a definição operacional da proficiência oral do professor de LE, assim como selecionar critérios avaliativos empiricamente verificáveis embasados em amostras de desempenho, oriundas do banco de dados do exame EPPLE. A partir do emprego dos EBBs e da análise dos dados, foi possível estabelecer critérios para a avaliação do conhecimento linguístico e uso de metalinguagem, assim como construir uma escala empiricamente embasada, contribuindo assim para o desenvolvimento de argumentos para a validade do construto do exame. 

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Biografía del autor/a

Diego Fernando de Oliveira, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Área: Línguistica Aplicada

Linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem de Línguas. 

Publicado

2021-04-24

Cómo citar

OLIVEIRA, Diego Fernando de. Avaliando o conhecimento linguístico e o uso de metalinguagem de futuros professores de LE com base em amostras de desempenho oral. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 151–168, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.151-168. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11151. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos

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