Dentro da noite, de João do Rio: crime e medo na metrópole moderna
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202480.192-206Palabras clave:
Literatura brasileira, Decadentismo, Romances de sensação, ContosResumen
Este artigo objetiva analisar o conto “Dentro da noite”, de João do Rio (1881-1921), considerando as relações estabelecidas entre a narrativa e as ficções de crime, populares no período 1870-1920, bem como com a estética decadentista, influência marcante para a literatura do escritor carioca. Com base em Miguel-Pereira (1973), Mendes (2017), Barbosa (2010), El Far (2004), Kalifa (2019), Porto (2009), entre outros, promovemos um diálogo entre a profissionalização dos escritores junto à consolidação da imprensa, a relação dos intelectuais com os romances de sensação, livros muito procurados pelos leitores no período em questão e, ainda, a ascensão do sensacionalismo popular, no qual o crime torna-se o grande protagonista. Em nossa leitura, no conto “Dentro da noite”, João do Rio emprega elementos das ficções de crime e dos romances de sensação, tais como um criminoso o crime e a atmosfera de medo, ao mesmo tempo em que, influenciado pelo Decadentismo, empreende uma análise psicológica das personagens, a fim de compreender os motivos para a mudança de comportamento do rapaz. Ao fazer isso, o escritor desvincula sua imagem das narrativas sobre crimes populares no período, ao mesmo tempo em que emprega elementos característicos destas a fim de alcançar maior número de vendas.
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Citas
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