Espaço de leitura: levar a ler em “lugares distantes”
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.47-58Palabras clave:
leitura, formação do leitor, biblioteca, literaturaResumen
O objetivo deste trabalho é estudar as (im)possibilidades de formar leitores literários a partir da criação de um espaço de leitura em uma escola pública. A metodologia adotada consiste em pesquisa de intervenção com a criação de um espaço de leitura na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosália Simões Barbosa, Monte Alegre-PA, de outubro de 2017 a dezembro de 2018. A pesquisa tem quatro fases: análise situacional, criação do espaço de leitura, monitoramento das ações e avaliação. A base teórica do estudo é: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) e Saviani e Duarte (2010). Os resultados preliminares apontam que o espaço de leitura criado ainda não foi incluso no projeto político pedagógico da escola e as atividades de formação leitoras não correspondem ainda a ações coletivas no processo educativo.
Space of reading: to take for reading in “distant places”
The aim of this work is to study the (im)possibilities of educate literary readers by creating a reading space at school. The adopted methodology was the intervention research, with the creation of a reading space at Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Rosália Simões Barbosa, in Monte Alegre - PA, from October 2017 to December 2018. The research is divided into four phases: situational analysis, creation of the reading space, monitoring of actions and evaluation. The theoretical framework of the study is: Britto (2012, 2015), Candido (2011), Silva (1984, 1993), Santos (2016), Bértolo (2014) and Saviani and Duarte (2010). The preliminary results indicate that the reading space that was created is not included in the pedagogical and political project of the school and the activities of reader’s education are not included yet in the continuous and collective actions of the educational process.