O ensino da conversação em línguas estrangeiras

Autores/as

  • Maria Inez Matoso Silveira Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.200128-29.43-58

Palabras clave:

Prática conversacional, natureza da conversação, abordagens de ensino, tarefas comunicativas, funções comunicativas

Resumen

Neste artigo, a conversação é considerada como um fator
importante para a aquisição da língua estrangeira. Mas para que seja
razoavelmente eficaz, o ensino da conversação deve ser planejado a partir
do seu caráter pragmático e da dinâmica de sua organização. A autora
comenta sobre a forma distorcida como a conversação é tratada na
abordagem e métodos estruturais e defende a abordagem comunicativa
como a mais propícia para o ensino da conversação, considerando a
junção da tendência centrada nas tarefas comunicativas e a tendência
centrada nos atos de fala (ou funções comunicativas) como a opção
metodológica mais eficaz para o processo de ensino e aquisição dessa
habilidade.

 

DOI: 10.28998/0103-6858.2001n28-29p43-58

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Publicado

2019-04-01

Cómo citar

SILVEIRA, Maria Inez Matoso. O ensino da conversação em línguas estrangeiras. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 28-29, p. 43–58, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.200128-29.43-58. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7504. Acesso em: 14 ago. 2024.

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