Estratégias de leitura e Literatura Infantil: uma proposta de atividade prática com uso do livro Menina bonita do laço de fita
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202065.59-70Palabras clave:
Literatura. Formação de leitores. Estratégias de leitura.Resumen
Partindo da teoria bakhtiniana e dos pressupostos da psicologia Histórico-Cultural, considera-se que a literatura medeia a relação da criança com a cultura de seu tempo e, do movimento de apropriação que emerge no contato desta criança com a obra, surge um diálogo com a literatura, visto que a criança leitora atende à característica de incompletude dos enunciados, posicionando-se como o outro diante do texto e atribuindo sentidos a este. Assim, é importante que o professor ensine as formas como o pequeno leitor em formação deve agir diante do texto (valendo-se de estratégias de leitura), de modo que este leitor mirim estabeleça com a obra relações contextuais de natureza cultural, compreendendo o que lê, construindo sentidos e dialogando com o texto. Este artigo, fruto de pesquisa bibliográfica, tem como objetivo, portanto, apresentar uma proposta prática de leitura com o uso de algumas das denominadas estratégias de leitura, a partir da obra intitulada Menina bonita do laço de fita, de Ana Maria Machado e Claudius.
Reading strategies and children’s literature: a proposal of practical activity with the Brazilian book Menina bonita do laço de fita
Based on bakhtinian theory and the assumptions of Historical Cultural psychology, it is considered that the literature mediates the child's relationship with contemporary culture, and from the movement of appropriation that emerges in the contact of this child with the book, a dialogue is born between the child and the literature, because as a reader, the child complete the utterances, positioning themselves as the recipient of the text and assigning meanings to it. Thus, it is important that the teacher teach the ways in which the student in formation should act in front of the text (using reading strategies), so that this reader establishes with the book contextual relations of cultural origin, understanding what he is reading, constructing meanings and dialoguing with the text. This article is a product of bibliographic research and aims to present a reading practice using some of the reading strategies from the book Menina bonita do laço de fita, by Ana Maria Machado and Claudius Ceccon.