A persuasão como fenômeno retórico-linguístico do gênero debate político televisionado

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202066.2-17

Palabras clave:

Debate político. Persuasão. Tipologias da persuasão. Funções retóricas.

Resumen

Este trabalho analisa a persuasão na textualidade do gênero debate político televisionado. Esta é uma nova perspectiva de análise para os estudos textuais, na qual atenta-se para as categorias retóricas e linguísticas apontadas durante as enunciações dos debatedores políticos das eleições presidenciais. Entre as categorias retóricas, destacam-se aqui os tipos de persuasão e as funções retóricas. Esses dois itens fazem parte da persuasão: um fenômeno retórico que se instaura no texto, quando a argumentação se processa. O amparo teórico está em Aristóteles (2011), Abreu (2009), Fiorin (2015), Marcuschi (2010), Meyer (2007), Perelman e Tyteca (2014), Reboul (2004), Souza (2001) entre outros. Das análises realizadas, aferiu-se que a persuasão coletiva é a que produz mais efeito persuasivo, porém requer uma complexa elaboração. Além disso, a função persuasiva, na verdade, reúne indícios das outras três funções retóricas teorizadas. Assim, esta investigação sobre o funcionamento da persuasão do debate revelou como grande parte dos enunciados produzidos em gêneros textuais tem potencial argumentativo, comprovando que: “todo discurso tem uma dimensão argumentativa” (FIORIN, 2015, p. 09) e, justamente, por isso, os textos são sempre lugares da contradição e da persuasão.

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Biografía del autor/a

Romildo Barros da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Estudante de doutorado em Linguística. Investiga sobre as nuances retóricas do debate político televisivo. Professor de Ensino Médio.

Publicado

2020-12-12

Cómo citar

DA SILVA, Romildo Barros; OLIVEIRA SANTOS, Maria Francisca; SANTOS, Janyellen Martins. A persuasão como fenômeno retórico-linguístico do gênero debate político televisionado. Revista Leitura, [S. l.], n. 66, p. 2–17, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202066.2-17. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/9439. Acesso em: 18 oct. 2024.

Número

Sección

Estudos Linguísticos

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