Responsividade e ato responsável em sala de aula: uma experiência com alunos de uma comunidade de baixa renda em Maceió, Alagoas

Auteurs-es

  • Antônio Carlos Santos de Lima Universidade Federal de Alagoas
  • Danielly Verçosa Silva Professora da rede municipal de Passo de Camaragibe

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201555.9-22

Mots-clés :

Responsividade, Sala de Aula, Ato Responsável.

Résumé

O presente trabalho é uma reflexão oriunda de um contexto de ensino aprendizagem de língua portuguesa com alunos pertencentes a comunidades de baixa renda na cidade de Maceió, Alagoas. A partir do conceito de atitude responsiva ativa (BAKHTIN, 2003), (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 2006) e de ato responsável (BAKHTIN, 2010), analisamos a produção de uma aluna em atividade de leitura e produção de textos. A partir dessa análise, concluímos que uma conduta metodológica adequada do professor de língua materna subjacente a uma concepção de língua e leitura dialógica podem transformar o contexto de sala de aula num espaço promotor de desenvolvimento ou aprimoramento da responsividade, configurando-se como um ato responsável.

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2015v1n55p9-22

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2016-05-03

Comment citer

DE LIMA, Antônio Carlos Santos; SILVA, Danielly Verçosa. Responsividade e ato responsável em sala de aula: uma experiência com alunos de uma comunidade de baixa renda em Maceió, Alagoas. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 55, p. 9–22, 2016. DOI: 10.28998/2317-9945.201555.9-22. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2305. Acesso em: 18 nov. 2024.

Articles similaires

<< < 3 4 5 6 7 8 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.