Atitudes socioambientais na educação infantil

um estudo em um CMEI da rede municipal de Recife-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEspp406-422

Palavras-chave:

Educação socioambiental, Educação Infantil, Atitudes Sustentáveis

Resumo

Este trabalho traz resultados de uma investigação sobre as estratégias didático-pedagógicas realizadas em um CMEI da rede municipal de Recife, tendo como objetivo compreender as dificuldades e possibilidades de trabalhar a Educação Ambiental crítica numa perspectiva atitudinal, rompendo com abordagens naturalísticas. Considera-se a necessidade de práticas educativas socioambientais inovadoras, inseridas desde a infância, fundamentadas em questões socioambientais transformadoras e emancipatórias, abordadas numa dimensão transdisciplinar, voltada para a formação cidadã de atitudes sustentáveis. Nesse sentido, indaga-se: quais as dificuldades e possibilidades de se trabalhar a Educação Ambiental na perspectiva atitudinal no contexto da Educação Infantil? Trata-se de um Estudo de Caso, de cunho qualitativo, investigado através de observações, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Utiliza-se a triangulação dos dados para a análise dos resultados, estabelecendo um diálogo crítico com a base teórica referenciada no início deste trabalho. Os resultados apontaram para um repensar das práticas didático-pedagógicas de Educação Ambiental na Educação Infantil, no sentido de refletir criticamente, buscando atingir uma efetiva ruptura com as bases conservadoras que orientam as práticas da educação socioambiental no referido contexto.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilvaneide Ferreira de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

Educação, metodo e tecnica de ensino.

Referências

CAPRA, F. A teia da Vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 1996.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleção Docência em formação).

CORREIA, J. T. Inovação Pedagógica e Formação de Professores. 2. ed. Rio Tinto: ASA, 1991.

CORSARO, W. A Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

KRAMER, S. Currículo de Educação Infantil e a formação dos profissionais de creche e pré-escola: questões teóricas e polêmicas. In: Por uma política de formação do profissional de Educação Infantil. /MEC/SEF/COEDI - Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994. p. 16-31.

LIMA, G. F. C. Educação, emancipação e sustentabilidade: em defesa de uma pedagogia libertadora para a educação ambiental. In: LAYRARGUES, P. P. (coord.). Identidades da educação ambiental brasileira. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004.

LOUREIRO, C. F. Sustentabilidade e Educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Questões da Nossa Época).

______. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.

MATURANA, H. R.; VARELA, F. J. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução de Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo: Pala Athenas, 2001.

MORIN, E. Introdução ao pensamento Complexo. Tradução do francês Eliane Lisboa. Porto Alegre: Sulina, 2006.

______. A Necessidade de um Pensamento Complexo. In: MENDES, C. (org.). Representação e complexidade. Rio de Janeiro. Garamond, 2003.

______. Os Setes Saberes necessários à educação do futuro. 9. ed. São Paulo: Cortez, Brasília: UNESCO, 2004.

MOURA, J. D.; HIDRATA, C. A. A educação ambiental em debate. Revista Eletrônica Pro-Docência/UEL, Londrina, v. 1, n. 5, jul.-dez. 2013.

NICOLESCU, B. Manifesto da Transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.

OLIVEIRA, Z. M. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005. (Coleção Docência em Formação).

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.;

GHEDIN, E. (org.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2006. p. 17-52.

RECIFE. Prefeitura Municipal. Projeto didático. Recife: CMEI, 2015.

REIGOTA, M. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2004.

RIZZO, G. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

SANTOS, A. (org.). Complexidade e transdisciplinaridade: em busca da totalidade perdida: conceitos e práticas na educação. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

OLIVEIRA, Gilvaneide Ferreira de; SILVA, Renata Carvalho da. Atitudes socioambientais na educação infantil: um estudo em um CMEI da rede municipal de Recife-PE. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp, p. 406–422, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEspp406-422. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12327. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas: estratégias, inclusão e superações

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.