Entre o proposto e o vivido
diálogos sobre o currículo e os vícios pedagógicos na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14nEspp283-311Palavras-chave:
propostas curriculares, vícios pedagógicos, reflexão docente, pedagogia da infância, educação infantil.Resumo
Pensar o currículo na educação infantil requer considerar a complexidade de elaboração de propostas que respeitem as crianças, enquanto crianças, e que tenham como inspiração teorias que valorizem as singularidades e potencialidades da infância. Tendo em vista essa complexidade a reflexão proposta pelo presente artigo é articulada à pausa reflexiva e atenta em relação aos conceitos, como o gesto primeiro de um fazer educativo comprometido com a crítica e o debate em relação aos currículos no campo das infâncias de 0 a 6 anos. A metodologia abrange análise documental com foco em leitura analítica em torno conceitos presentes nos documentos oficiais, suas ambigüidades e tendências, que na mesma medida que inspiram o fazer pedagógico, o viciam, terminando por viciar também suas palavras.
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