EDUCAÇÃO INFANTIL E CURRÍCULO: POLÍTICAS E PRÁTICAS
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2014v6n11p75Palavras-chave:
Educação Infantil, Currículo, Políticas educacionais.Resumo
O presente texto pretende discutir os modos como os principais documentos das políticas curriculares nacionais têm abordado as especificidades curriculares para a educação infantil, o que propõem como experiências a serem propiciadas às crianças. Consideramos que os estudos no campo científico, juntamente às reivindicações dos movimentos sociais, vêm se constituindo, historicamente, como fundamento ou força propulsora para a construção do discurso legal e elaboração de documentos oficiais que perspectivam nortear as práticas. Com efeito, a trajetória de elaboração das políticas curriculares nacionais específicas para a educação de crianças pequenas deixa entrever estreitas articulações entre as iniciativas do Ministério da Educação e a participação de professores e pesquisadores atuantes na área. Mas, em que pese a relevância dessas elaborações para as discussões e definições de orientações para o trabalho nas instituições de Educação Infantil, nossas análises apontam (LOPES; SOBRAL, 2012) que as significações oficializadas como instrumentos/fundamentos para a construção de propostas e práticas pedagógicas de instituições e profissionais que atuam, concreta e cotidianamente com as crianças, carecem, ainda, de precisão e objetivação.Downloads
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