A escolha do curso de pedagogia em contexto de esvaziamento da educação e da carreira docente

entre pertencimentos, (im)possibilidades e reconhecimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16156

Palavras-chave:

Carreira Docente, Pedagogia, Relações de afeto, Pertencimento

Resumo

Buscou-se apreender as relações estabelecidas com o espaço universitário e a escolha de estudantes ingressantes pelo curso de Pedagogia. Perpassamos caminhos diversos, dentre os quais, destacamos como centrais, os afetos de reconhecimento e pertencimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Izabel Machado, Universidade Federal de Goiás - UFG

Docente da Faculdade de Educação (FE/UFG), Programa de Pós Graduação em Educação (UFG) Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG)

Marta Maria Valeriano, Universidade Federal de Goiás - UFG

 Docente substituta Faculdade de Educação (FE), Universidade Federal de Goiás

Referências

ANDIFES, Associação Nacional dos Dirigentes do Ensino Superior. V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos (as) Graduandos (as) das IFES – 2018. Fórum Nacional de Pró Reitores - FONAPRACE. Brasília, 2019. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-Nacional-de-Perfil-Socioeconomico-e-Cultural-dos-as-Graduandos-as-das-IFES-2018.pdf . Acesso em: 24 de agosto de 2023.

BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação: Uma Introdução à Teoria e aos Métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

BOURDIEU, Pierre. As contradições da herança. In.: BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2015.

BOURDIEU, Pierre (coord.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes, 1997.

BRANDÃO, Denise Freitas e PARDO, Maria Benedita L. O interesse de estudantes de pedagogia pela docência. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 313-329, abr./jun. 2016.

BRASIL. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: PNAD: microdados. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.

DABOÍN, Maria M. e RIBEIRO, Marinalva L. O perfil dos estudantes ingressantes no curso de Pedagogia. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 30, n.1, p.312-.326, Março/Dez., 2019.

GATTI, B. A. e BARRETO, E. S. (Org.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GOMES, Candido Alberto et al. Education during and after the pandemics. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.29, n.112, p. 574-594, jul./set. 2021.

MATTEI, Lauro e HEINEN, Vicente L. Impactos da crise da Covid-19 no mercado de trabalho brasileiro. Revista de Economia Política, vol. 40, nº 4, pp. 647-668, out./-dez. 2020.

NOGUEIRA, C. M. M.; PEREIRA, F. G. . O gosto e as condições de sua realização: a escolha por pedagogia entre estudantes com perfil social e escolar mais elevado. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 15-38, dez. 2010.

SEMESP, Instituto. Mapa do ensino superior no Brasil. São Paulo: SEMESP, 2020.

VIANNA, Claudia P. A feminização do magistério na educação básica e os desafios para a prática e a identidade coletiva docente. In: YANNOULAS, Silvia C. (Org.). Trabalhadoras: análise da feminização das profissões e ocupações. Brasília, DF: Abaré, 2013. p. 159-180

WEBER, Max. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Volume 1. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015.

YANNOULAS, Silvia C. Feminização ou Feminilização? Apontamentos em torno de uma categoria. Temporalis, Brasilia (DF), ano 11, n.22, p.271-292, jul./dez. 2011.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

BELLIDO, Luciana Ponce; MACHADO, Maria Izabel; VALERIANO, Marta Maria. A escolha do curso de pedagogia em contexto de esvaziamento da educação e da carreira docente: entre pertencimentos, (im)possibilidades e reconhecimentos. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16156, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16156. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16156. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.