O Livro Escola e Democracia, Quadragésimo Ano
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17571Palavras-chave:
Escola e Democracia, Curvatura da Vara, Pedagogia Revolucionária, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
Considerando que o foco está posto nos 40 anos do livro Escola e democracia chamando a atenção, portanto, para 1983, o ano de seu lançamento, o artigo se inicia num tom coloquial, expondo o modo como surgiu a temática do livro. Na sequência expõe-se a contribuição histórica e novos desafios momento em que se busca responder à questão: em que medida é possível uma educação revolucionária, a partir da qual se dá uma indicação sobre a contribuição histórica resultante da polêmica aberta pelo livro, concluindo com a consideração sobre os novos desafios. O artigo se compõe, portanto, pelos seguintes tópicos: 1. Introdução. Lançando mão da “teoria da curvatura da vara” no qual se esclarece sobre o contexto em que surgiu a temática do livro e como o mesmo foi composto indicando-se a origem dos quatro capítulos que o constituem; 1. É possível uma pedagogia revolucionária? em que se discute se e em quais condições se pode atribuir à pedagogia o atributo de revolucionária; 2.A contribuição histórica do livro Escola e democracia,momento em que se mostra que a principal contribuição do livro foi abrir caminho para a elaboração de uma teoria da educação crítica emancipatória fundada no materialismo histórico-dialético que, a partir do ano seguinte (1984), recebeu a denominação de pedagogia histórico-crítica; 3.Desafios atuais, em que se examinam as condições decorrentes da crise estrutural da forma social vigente, cujas determinações impõem desafios que a pedagogia histórico-crítica necessita explicitar e enfrentar; Conclusão: desafios do campo educativo. Indicados os desafios de ordem geral, abordam-se, à guisa de conclusão, os desafios que a perspectiva aberta pelo livro Escola e democracia, representada pela pedagogia histórico-crítica, necessita enfrentar no campo específico da educação.
Downloads
Referências
GRAMSCI, Antonio. Letteratura e vita nazionale. Roma, Riuniti, 1977.
GRUBER, Frederick C. (Coord.). Antropologia e educação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963.
LIMA, Lauro de Oliveira. Educarpara a comunidade. Petrópolis, Vozes, 1969.
SÁNCHEZ VÁSQUEZ, Adolfo, Filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1968.
SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica, 19ª ed. Campinas, Autores Associados, 2013.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia, 44ª ed. Campinas, Autores Associados,, 2021a.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações, 12ª ed. Campinas, Autores Associados, 2021b.
WALLACE, Anthony F. C. “As escolas nas sociedades revolucionárias e conservadoras”. In: GRUBER, Frederick C. (Coord.). Antropologia e educação. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1963, p. 23-47.
ZIEGLER, Jean. O capitalismo explicado às crianças. São Paulo, Cortez, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Debates em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).