Desenvolvimento de um Ecossistema para a Gestão de Dados da Educação Básica na Paraíba
uma ferramenta de apoio para pesquisa e gestão
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18367Palavras-chave:
Educação Básica, Gestão de Dados Educacionais, Gestão Educacional baseada em EvidênciasResumo
O artigo tem como objetivo apresentar a construção do Ecossistema de Dados da Educação Básica do Estado da Paraíba (Ecoedu.PB), ferramenta desenvolvida para contribuir com uma gestão educacional fundamentada em evidências. Metodologicamente, foram compilados dados das bases oficiais, como Microdados do Censo da Educação Básica, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (INEP/MEC), e Dados Sociodemográficos e Educacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no recorte 2010-2021. Os dados foram organizados, tratados, processados e sistematizados, com aplicação dos conceitos de Business Intelligence (BI) e apresentados em painéis interativos, contendo indicadores educacionais da Educação Básica, na Paraíba, em nível interestadual e intraestadual: Taxa de Abandono, Taxa de Aprovação, Taxa de Reprovação, Distorção idade-série, INSE (Indicador de Nível Socioeconômico), Censo da Educação (sub-indicadores: Funcionários e conectividade; Gênero, cor-raça, faixa etária e turno; Indicadores interestaduais e intraestaduais; Matrículas, docentes e turmas); IDEB; e Indicadores sobre Educação Superior. O trabalho traz uma contribuição prática e social uma vez que auxilia gestores educacionais e pesquisadores a pensarem sobre políticas e ações na melhoria da educação básica, bem como pode inspirar e servir de referência para que outros estados e outros pesquisadores desenvolvam soluções tecnológicas para este fim.
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