Da formação tradicional à formação transcomplexa

contribuições de pesquisas da pós-graduação na interface com a Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18416

Palavras-chave:

Pesquisa., Pós-Graduação., Educação Básica., Formação docente.

Resumo

Este artigo objetiva sistematizar pesquisas de um mestrado profissional comprometidas com necessidades formativas de docentes da Educação Básica. Constituindo-se em uma revisão sistemática apoiada na abordagem qualitativa, a pesquisa analisou sete dissertações. Os resultados indicam que as principais demandas formativas envolvem planejamento de ensino, práticas transdisciplinares, trabalho colaborativo e articulação do conteúdo com demandas locais e emergências globais, dentre outras questões inerentes à prática pedagógica. Em relação às contribuições, destacam-se: iniciativas que colaboraram para a elaboração de planejamentos pertinentes; estímulo a um ensino contextualizado e articulado aos ODS; incentivo ao trabalho colaborativo; aproximação entre escola e comunidade; e ampliação da participação da comunidade escolar interna e externa no planejamento dos projetos de ensino e em suas atividades, dentre outras. Observa-se, dessa forma, que as pesquisas da pós-graduação são fundamentais para suprir necessidades de docentes em atuação na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP

Professora Pesqusadora e Coordenadora do Programa de Mestrado Profissinal em Educação Básica - Coordenação

Aline Lima da Rocha Almeida, Prefeitura Municipal de Caçador, Santa Catarina

Mestra em Educação Básica

Doutoranda do Doutorado Profissional em Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Docente vinculada à Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

Andréia Anciutti dos Santos, Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

Estudante do Mestrado Profissional em Educação Básica do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Docente vinculada à Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

ZWIEREWICZ, Marlene; ALMEIDA, Aline Lima da Rocha; SANTOS, Andréia Anciutti dos. Da formação tradicional à formação transcomplexa: contribuições de pesquisas da pós-graduação na interface com a Educação Básica . Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18416, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18416. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18416. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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