Atendimento Educacional Especializado nas escolas do campo sob a perspectiva da Ecoformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428

Palavras-chave:

Educação do Campo, Atendimento Educacional Especializado, Ecoformação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar, sob a perspectiva da ecoformação, pesquisas que evidenciam o processo de desenvolvimento do atendimento educacional especializado nas escolas do campo. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando o método de pesquisa bibliográfico, na qual, foram analisadas produções científicas publicadas no período de 2018 e 2024 e sendo pesquisas de estudo de caso, pesquisa-ação, participativa ou colaborativa. O resultado dessa pesquisa revela que mediante as pesquisas analisadas, o atendimento educacional especializado (AEE) nas escolas do campo ainda apresenta inúmeros desafios devido à falta de infraestrutura E ausência de AEE articulado a proposta da educação do campo. Entretanto, ainda foi identificada uma pesquisa que apresenta uma escola do campo que atua baseadas na proposta de educação do campo e incluindo os estudantes com deficiência.

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Biografia do Autor

Maria Dolores Fortes Alves, Universidade Federal de Alagoas

professora da Universidade Federal de Alagoas, atuando em cursos de graduação e pós-graduação. Doutora em Educação: Currículo (PUC-SP, 2013) com sanduíche na Universidade de Barcelona (2012); Mestre em Educação (PUCSP, 2008); Mestre em Psicopedagogia e Pedagogia pela UNISA;. Especialista em Educação em Valores Humanos - Fundação Petrópolis; Especialista em Distúrbios de Aprendizagem - Universidade de Buenos Aires - UBA. Bolsista de produtividade do CNPq; atual coordenadora do programa de pós-graduação lato sensu - Educação especial numa perspetiva transdisciplinar - Cied-UFAL. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (stricto sensu) no biênio 2021-2022. Pesquisadora da Fapeal; CAPES, CNPq. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Pedagógica de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas. Educação Inclusiva e Ecoformação, Psicopedagogia, Formação de Professores, Tecnologia Assistiva, Novos Paradigmas, Complexidade, Transdisciplinaridade e Pensamento Ecossistêmico; Membro da equipe de formadores da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) para o Programa de Formação Continuada de Professores (PROFORD) na área de Educação Inclusiva; Pesquisadora RIES (Rede Internacional de Ecologia de Saberes), RIEC (Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC - Espanha), ECOTRANSD (Ecologia dos Saberes e Transdisciplinaridade - CNPq) e ADESTE (A Adversidade Esconde um Tesouro - Universidade de Barcelona); líder do Grupo de Pesquisa - GP-PAII (Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem) -UFAL, certificado pelo CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8345567266334868). Foi membro titular da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Alagoas (2018-2020); Coordenadora do projeto PIBIC Mapeamento e Disseminação de Práticas Integrativas e Inclusivas de Aprendizagem no ambiente híbrido (2022-2023). Coordenadora do projeto Práticas Integrativas e Inovadoras de Aprendizagem (2020-2024) UFAL. Coordenadora da Rede Internacional de Escolas Criativas RIEC-UFAL. Avaliador de periódicos e projetos de fomento na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). Membro da INTERNATIONAL SOCIETY OF PSYCHOPEDAGOGY-ISP. Palestrante nacional e internacional. Autor e coautor de mais de 40 livros e 60 artigos em periódicos.

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Publicado

2024-12-12

Como Citar

LEITE, Tamires de Campos; ALVES, Maria Dolores Fortes. Atendimento Educacional Especializado nas escolas do campo sob a perspectiva da Ecoformação. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e18428, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe18428. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/18428. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: A pesquisa na pós-graduação e suas interfaces com a educação básica

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