A formação docente afrocentrada da UNILAB: o saber docente ancestral no ensino de didática nos países da integração
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n23p598-611Palavras-chave:
didática, ensino, UNILABResumo
Como integrante da comissão de elaboração do primeiro projeto político pedagógico do curso de pedagogia, respondi pela proposição da componente curricular Didática nos Países da Integração, obrigatória para os cursos de licenciatura da UNILAB. Após alguns anos de experiência com o seu ensino, interessa-me fazer algumas reflexões sobre seu desenvolvimento, desafios e possibilidades no âmbito da perspectiva afrocêntrica do curso de pedagogia. Em destaque abordo a concepção de saberes docents ancestrais que venho propondo, resultado da valorização dos saberes dos antepassados afro-brasileiros e africanos presentes na formação cultural dos discentes de didática nos países da integração da UnilabDownloads
Referências
ASANTE, Molefi Kete. A Afrocentricidade: Notas sobre uma posição disciplinar. In: NASCIMENTO, E. L. Afrocetricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo negro, 2009. p. 93-127.
CANDAU, Vera Lúcia. A didática em questão. Editora Vozes: Petrópolis, 1994
FARIAS, Maria Sabino de (et al). Didática e Docência: aprendendo a profissão. Fortaleza: Líber Livro, 2008
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAUTHIER, Clermont. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MAZAMA, Ama. A Afrocentricidade como um Novo Paradigma. In: NASCIMENTO, E. L. Afrocetricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo negro, 2009. p. 111-127.
MEIJER, Rebeca de A. S. A valorização da cosmovisão africana da escola: uma pesquisa-formação com professores piauiense. 2012 193 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Programa Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza - Ce, 2012.
NASCIMENTO, Elisa Larkin. O Olhar afrocentrado: Introdução a uma abordagem polêmica. In: NASCIMENTO, E. L. Afrocetricidade: uma abordagem epistemológica inovadora. São Paulo: Selo negro, 2009. p. 181-2018
PETIT, Sandra. H. Pretagogia: Pertencimento, corpo-dança afroancestral e tradição oral africana na formação de professores e professoras. Fortaleza:Eduece, 2015.
PETIT, Sandra H.; SILVA, Geranilde Costa e. Pret@gogia: referencial teórico-metodológico para o ensino da História e Cultura Africana e dos Afrodescendentes. Fortaleza: UFC, 2011.
PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes Pedagógicos e atividade docente. 1 ed. São Paulo: Cortez, 1999.
TARDIF, Maurice: O trabalho docente, a pedagogia e o ensino: interações humanas, tecnologias e dilemas. In: Cadernos de educação, Pelotas, Rio Grande do Sul, 10(16), p. 15-47, jan-jun.2001.
UNILAB. Projeto político pedagógico do curso de pedagogia. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).