Letramento digital no ensino médio: um estudo do gênero fanfiction nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p331-348

Palavras-chave:

Multiletramentos. Linguagem. Ensino-aprendizagem Tecnologias Digitais. Fanfiction.

Resumo

Este artigo investigou o uso da linguagem, vinculada às tecnologias digitais no processo de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa a partir do gênero fanfiction. Para realizar a investigação, utilizou-se de pesquisa bibliográfica e de campo que envolveu a aplicação de questionário virtual para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, de uma escola da Rede Pública Estadual de Minas Gerais. A fundamentação teórica advém das contribuições de autores que discutem linguagem, fanfiction, tecnologias digitais, bem como as práticas de letramento contemporâneo. Os resultados evidenciam que é possível inserir a fanfiction no contexto da sala de aula, favorecendo a implantação de novos letramentos, bem como a interação entre sujeito, leitura e escrita nos ambientes virtuais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Teixeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Graduada em Pedagogia e Letras com licenciatura plena em Português e Espanhol pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH) em 2004. É especialista em Língua Portuguesa, Leitura e Produção de Textos pelo (UNI-BH) em 2005. Também possui especialização em Psicopedagogia e Docência no Ensino Superior (2017). É Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FAE/UFMG) e doutoranda em Linguística e Literatura de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Investiga proficiência leitora, letramentos, letramento acadêmico, TICs, formação docente e avaliação educacional.  Possui experiência no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa nas redes pública e particular desde o ano de 2004.

Suzana dos Santos Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Suzana dos Santos Gomes É Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG), onde fez sua formação: graduação em Pedagogia, Mestrado e Doutorado. Pós Doutorado na Universidade de Lisboa e Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora do Grupo de Avaliação e Medidas Educacionais (GAME), UNIVERSITATIS e PRODOC. Professora e Pesquisadora do Programa a de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - PROMESTRE - Mestrado Profissional em Educação e Docência (FaE/UFMG).  Desenvolve pesquisas e estudos sobre políticas públicas, avaliação educacional, gestão escolar, formação de professores, tecnologias digitais, o ensino e as práticas de leitura.

E-mail:suzanasgomes@fae.ufmg.br

Referências

AGUIAR, Jacqueline Gomes de. Fanfictions e RPG’S: narrativas contemporâneas. Ágora, Porto Alegre, ano 2, jul./dez. 2011.

ALVES, Elizabeth Conceição de Almeida. Um estudo sobre fanfiction: a leitura e a escrita no ambiente digital. Revista Eventos Pedagógicos v.5, n.1 (10. ed.), número especial, p. 38 - 47 jan./maio 2014.

AZZARI, Eliane Fernandes; CUSTÓDIO, Melina Aparecida. Fanfics, Google Docs... a produção textual colaborativa. In: ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2013.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011, p. 277-326.

CORRÊA, Hércules Tolêdo; CARVALHO, Luana de Araújo. Multiletramentos e usos de tecnologias digitais de informação e comunicação na educação: estudos, pesquisas e intervenções pedagógicas. Revista Práticas de Linguagem, v. 4, p. 135-147, 2014.

COSCARELLI, Coscarelli Viana. Alfabetização e letramento digital. In ______; RIBEIRO, A. E. (Org.) Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, p. 25-40.

COSCARELLI, Coscarelli Viana; CAFIERO, Delaine. Ler e ensinar a ler. In (Org.) ______; Leituras sobre a leitura: passos e espaços na sala de aula. Belo Horizonte: Vereda, 2013, p. 8-35.

DIAS, Anair Valéria Martins et al. Minicontos multimodais: reescrevendo imagens cotidianas. In: ROJO, R.; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

DIAS, Marcelo Cafiero; NOVAIS, Ana Elisa. Por uma matriz de letramento digital. Anal... III Encontro Nacional Sobre Hipertexto. Belo Horizonte, MG – 29 a 31 de outubro de 2009.

FERREIRA, Maria Cristina; FERREIRA, Maria Elizabeth. Tecnologia e educação: utilização das fanfics como recurso pedagógico para letramento e escrita de alunos. Anais... Eletrônicos. 4º Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação – Comunidades e aprendizagens em Rede, 2012.

GOMES, Suzana dos Santos. Brincando e aprendendo com tecnologias digitais na escola: construindo sequência didática com o tablet na educação infantil. In: Anais... do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre. , 2015. v.1. p.1 - 4

JORGE, G. M. S. As relações entre letramento escolar e não escolar: uma oportunidade de Travels in Hipermodality reflexão para a Eja. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP – Campinas, 2012.

LEMKE, Jay. (Working Draft) Visual Communication. vol. 1, nº 3, 2002. p. 299-325.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994 [1990].

LORENZI, Gislaine Cristina Correr; PÁDUA, Tainá-Rekã Wanderley de. Blog nos anos iniciais do fundamental I: a reconstrução de sentido em um clássico infantil. In: ROJO, R.; MOURA, Eduardo (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

LUIZ, Lúcio. Professores e alunos fanfiqueiros: modos de endereçamento e letramento digital nas fanfictions. Dissertação. Mestrado em Educação. Universidade Estácio de Sá. Rio de Janeiro, 2009.

MACHADO, F. S. A divulgação científica e o enunciado digital. Bakhtiniana, São Paulo, 11 (2): 93-110, Maio/Ago. 2016.

MORAES, Elaine Valencise Hidalgo de. Homepage de fanfictions: um estudo bidimensional de gênero na concepção sociorretórica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2009.

ROJO, Roxane. Alfabetismo(s): Desenvolvimento de competências de leitura e escrita. In (Org.) ROJO, Roxane. Letramentos Múltiplos: escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009. p. 73-83.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, Editorial, 2012.

ROJO, Roxane. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2013.

SANTAELLA, Lúcia. O que é semiótica. 3ª Ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

SANTOS, G. N.; RIBEIRO. M. D. A. O discurso digital e a construção do sentido: estratégias da rede nas 5relações linguísticas em conjuntura com o comportamento social. Fólio – Revista de Letras Vitória da Conquista v. 3, n. 2 p. 291-301 jul./dez. 2011.

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. In Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/es/v23n81/13935.pdf > Acesso em 31 jul. 2015.

TEIXEIRA, Andréia. Letramento digital no ensino médio: uma avaliação das habilidades leitoras dos alunos de uma escola da rede pública estadual de Minas Gerais. In: Anais... do Congresso Nacional Universidade, EAD e Software Livre, 2015. v.1. p.1 – 4.

TEIXEIRA, Andréia. Proficiência leitora no ensino médio: um estudo dos resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica de Minas Gerais (PROEB). 158 f. Dissertação - (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Belo Horizonte, 2016.

.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

TEIXEIRA, Andreia; GOMES, Suzana dos Santos. Letramento digital no ensino médio: um estudo do gênero fanfiction nas aulas de Língua Portuguesa. Debates em Educação, [S. l.], v. 11, n. 24, p. 331–348, 2019. DOI: 10.28998/2175-6600.2019v11n24p331-348. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7014. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê “Tecnologias e educação: usos, efeitos e reflexões sobre a formação no cotidiano das instituições educacionais”

Artigos Semelhantes

<< < 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.