Pedagogia histórico-crítica e educação em direitos humanos: alternativas para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito dos direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p418-439Palavras-chave:
Educação em direitos humanos, Pedagogia Histórico-crítica, Educação.Resumo
A Educação em Direitos Humanos se destaca como um excelente instrumento de combate às violações a direitos humanos na sociedade, orientando os processos educativos para o desenvolvimento de uma cultura de promoção e respeito aos direitos humanos. Infelizmente o modelo educacional brasileiro não se apresenta como ideal para alcançar esse objetivo. Diante disso, chama-se a atenção para a Pedagogia Histórico-crítica, concepção baseada na prática educativa questionadora, crítica e comprometida com a transformação social, de modo que o presente texto busca discutir os fundamentos e objetivos desse modelo pedagógico demonstrando como a concepção pedagógica proposta por Saviani pode caracterizar uma alternativa possível para desenvolvimento efetivo da educação em direitos humanos.
Downloads
Referências
BALECHE, F. L. K. ; SILVA, S. C. A Educação em Direitos Humanos na Escola. In: XIII Congresso Nacional de Educação Tema: Formação de professores: contextos, sentidos e práticas, 2017, Curitiba. Anais. v. 1, p. 1-14. - Educere, 2017.
BATISTA, Eraldo Leme; LIMA, Marcos Roberto. A pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica revolucionária. Laplage em Revista, [S.l.], v. 1, n. 3, p. p.67-81, dez. 2015. ISSN 2446-6220. Disponível em: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/lpg/article/view/102. Acesso em: 10 jun. 2019.
BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: 2007. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.
BRITO, Adelane Ricardo de. A importância da educação infantil na formação do cidadão crítico e reflexivo. 2016. 19 f. Artigo (Graduação em Pedagogia) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
CAMINO. Cleonice; LUNA. Verônica. Convergências e Divergências Entre Moral e Direitos Humanos. In: Direitos humanos: história, teoria e prática / organizado por Giuseppe Tosi – João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 373p.
CARBONARI. Paulo César. Sujeito de direitos humanos: questões abertas e em construção. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.
CARVALHO, Saulo Rodrigues de. A função social do conhecimento no capitalismo: a educação em tempos de reestruturação produtiva. Revista Urutágua. nº 25, set./out./nov./dezembro de 2011. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/Urutagua/article/view/12424 Acesso em: 19 jun. 2019.
D’ALMEIDA, M.L.P.K. EYING, A.M. HANNA P. C M. Diversidade e Direitos Humanos: A escola como espaço de discussão e convívio com a diferença. In: IX Congresso Nacional de Educação, EDUCERE. Comunicação. Curitiba, 2009.
DRUCKER, P. Sociedade pós-capitalista. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2002.
FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cad. CEDES, Campinas , v. 30, n. 81, p. 233-249, Agosto. 2010 . disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-32622010000200008&lng=en&nrm=iso. acesso em 02 julho de 2019.
GADOTTI, Moacir (1998): Pedagogia da práxis, 2.ª ed., São Paulo, Cortez.
GASPARIN, João Luís; PETENUCCI, Maria Cristina. Pedagogia Histórico Crítica: da teoria à prática no contexto escolar. Disponível em http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/ portals/pde/arquivos/2289-8.pdf. Acesso em: 19 de junho de 2019.
IPSOS. 63% dos brasileiros são a favor dos direitos humanos. 11 de Mai. de 2018. Disponível em: https://www.ipsos.com/pt-br/63-dos-brasileiros-sao-favor-dos-direitos-humanos. Acesso em: 01 de jul. de 2019.
LAVOURA, Tiago Nicola. Por que é necessário o trabalho educativo fundamentado na pedagogia histórico-crítica nas escolas do campo e do mst?. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 121-131, nov. 2014. ISSN 2175-5604. Disponível em: https://rigs.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/9509/9508. Acesso em: 12 Jun. 2019.
LAVOURA, Tiago Nicola; MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. A pedagogia histórico-crítica e a defesa da transmissão do saber elaborado: apontamentos acerca do método pedagógico.Perspectiva, Florianópolis, v. 33, n. 1, p. 345-376, jun. 2015. ISSN 2175-795X. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2014v33n1p345. Acesso em: 19 jun. 2019.
MACIEL, Karen de Fátima. O Pensamento de Paulo Freire na Trajetória da Educação Popular. Educação em Perspectiva, Viçosa, MG, v. 2, n. 2, maio 2012. ISSN 2178-8359. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/ojs/educacaoemperspectiva/article/view/6519. Acesso em: 04 jul. 2019. doi:https://doi.org/10.22294/eduper/ppge/ufv.v2i2.196.
MARSIGLIA, A. C. G. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica: contribuições para a educação brasileira. In: Seminário Nacional do HISTEDBR. Universidade estadual de campinas, 10., 2016, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: UNICAMP, 2016. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/ histedbr2016/anais/pdf/887-2711-1-pb.pdf. Acesso em: 10 junho de 2019.
MAUÉS. Antonio; WEYL. Paulo. Fundamentos e marcos jurídicos da educação em direitos humanos. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.
MDH. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Ministério dos Direitos Humanos divulga balanço anual com dados sobre denúncias de violações de direitos humanos. 24 de Mai. de 2018. Disponível em: https://www.mdh.gov.br/todas-as-noticias/2018/maio/ministerio-dos-direitos-humanos-divulga-balanco-anual-com-dados-sobre-denuncias-de-violacoes-de-direitos-humanos. Acesso em: 01 de jul. de 2019.
OLIVEIRA SANTOS, Raquel Elisabete de. Pedagogia histórico-crítica: que pedagogia é essa?. Horizontes, [S.l.], v. 36, n. 2, p. 45-56, ago. 2018. ISSN 2317-109X. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/520. Acesso em: 10 jun. 2019.
ONU (1966). Pacto internacional dos direitos econômicos, sociais e cul-turais. Tradução não-oficial para o português. In: Piovesan, Flávia. Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. São Paulo, Max Limonad, 1996, p. 365-374.
ORLANDI. Eni Puccinelli. Educação em direitos humanos: um discurso. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.
PEQUENO. Marconi José P. Cap 6. Filosofia dos Direitos Humanos. In: Direitos humanos: história, teoria e prática / organizado por Giuseppe Tosi – João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2005. 373p.
SANTOS JÚNIOR, C. L. A pedagogia histórico-crítica e o papel da escola e do professor:elementos para pensar a escola da transição. In: Pedagogia histórico–crítica: legado e perspectivas. Uberlândia: Navegando Publicações, 2018.
SANTOS, Enoque Ribeiro dos. Direitos humanos e negociação coletiva. São Paulo: LTr, 2004. p. 38.
SAVIANI, Demerval. Origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. Colóquio Internacional Marx E Engels “Marxismo e Educação: Fundamentos Marxistas da Pedagogia Histórico-Crítica”, v. 7, 2012. Disponível em: https://www.ifch.unicamp.br/
formulario_cemarx/selecao/2012/trabalhos/Demerval%20Saviani.pdf. Acesso em: 10 junho de 2019.
SAVIANI, Demerval. Escola e democracia. 41. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
SAVIANI, Demerval. Da inspiração à formulação da pedagogia histórico-crítica (PHC): os três momentos da PHC que toda teoria verdadeiramente crítica deve conter. (Entrevista concedida a Revista Interface). Revista Interface: comunicação, saúde e educação, Botucatu. v. 21, n. 62, pp. 711-725, jul./set. 2017a. http://dx.doi.org/10.1590/
-57622017.0001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/icse/v21n62/1807-5762-icse-21-62-0711.pdf. Acesso em: 11 jun. de 2019.
SAVIANI, Demerval. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações/Dermeval Saviani11.ed.rev.— Campinas, SP: Autores Associados, 2011. — (Coleção educação contemporânea)
SILVA, Aida; TAVARES, Celma. Educação em direitos humanos no Brasil: contexto, processo de desenvolvimento, conquistas e limites. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 1, jan.-abr., 2013. dispovivel em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12315/8740. acesso em 28 de Jul. 2019.
SOUSA, Nair Heloisa Bicalho de. Trajetória Histórica e Desafios da Educação em Direitos Humanos no Brasil e na América Latina. Revista ESMAT, [S.l.], v. 9, n. 13, p. 87-102, dez. 2017. ISSN 2447-9896. Disponível em: http://esmat.tjto.jus.br/publicacoes/
index.php/revista_esmat/article/view/200. Acesso em: 25 jun. 2019.
TAVARES. Celma. Educar em direitos humanos, o desafio da formação dos educadores numa perspectiva interdisciplinar. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico-metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.
VIOLA, Solon. Políticas de educação em direitos humanos. In: SILVA, Aida; TAVARES, Celma. Política e fundamentos da educação em direitos humanos. São Paulo: Cortez, 2010. p.15-40.
XAVIER, M. E. S. P. Poder político e educação de elite. São Paulo: Cortez, 1980.
ZENAIDE. Maria de Nazaré Tavares. Introdução. in Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos / Rosa Maria Godoy Silveira, et al. – João Pessoa: Editora Universitária, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).