Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306

Keywords:

Famílias rurais, Escolarização, Práticas educativas familiares

Abstract

Este artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com bom desempenho escolar e cinco em situação de baixo desempenho. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado  um impacto  da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais  pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.   

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Maglaice Miranda Reis, Universidade Federal de Ouro Preto e Prefeitura Municipal de Mariana

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga da Rede Municipal de Educação Básica de Mariana - Minas Gerais 

Marlice de Oliveira Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pòs-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. 

Pesquisadora do NESFE- Núcleo de Estudos Sociedade, Família, Escola.

Published

2021-06-26

How to Cite

REIS, Maglaice Miranda; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 282–306, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122. Acesso em: 24 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.