Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306

Palabras clave:

Famílias rurais, Escolarização, Práticas educativas familiares

Resumen

Este artigo discute resultados de um estudo sobre práticas de acompanhamento escolar em famílias de uma localidade rural. Com metodologia qualitativa, foram realizadas entrevistas com famílias de dez estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo cinco com bom desempenho escolar e cinco em situação de baixo desempenho. Os resultados indicam que, embora tenha se confirmado  um impacto  da distância entre os estilos educativos das famílias e a cultura escolar nos resultados das crianças, assim como nas percepções dos familiares sobre o fracasso e o sucesso escolar, as famílias rurais  pesquisadas desenvolviam um conjunto de esforços no quadro da vida escolar dos filhos e se mobilizavam, mesmo que em grau e modo diferenciados, para atender às demandas da escola.   

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maglaice Miranda Reis, Universidade Federal de Ouro Preto e Prefeitura Municipal de Mariana

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga da Rede Municipal de Educação Básica de Mariana - Minas Gerais 

Marlice de Oliveira Nogueira, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora do Departamento de Educação e do Programa de Pòs-graduação em Educação - Mestrado e Doutorado. 

Pesquisadora do NESFE- Núcleo de Estudos Sociedade, Família, Escola.

Publicado

2021-06-26

Cómo citar

REIS, Maglaice Miranda; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira. Escolarização em contextos rurais: a perspectiva das famílias. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 31, p. 282–306, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n31p282-306. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10122. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.