Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18Keywords:
Educação remota. Letramento digital. COVID-19.Abstract
A alternativa emergencial da educação remota devido a pandemia causada pelo vírus COVID-19 traz consigo demandas pelo exercício do letramento digital. Dessa forma, o objetivo do artigo é discutir quais as habilidades relacionadas com o letramento digital vêm sendo exigidas nas interações realizadas por professores e estudantes no cenário da educação remota, implantada nas escolas privadas da educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de base qualitativa e, como instrumento de produção de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 10 pais e responsáveis de estudantes de escolas privadas, que estão em distintos grupos escolares, isto é, da educação infantil ao segundo ano do ensino médio. Pela análise, podemos concluir que o desenvolvimento das habilidades operacionais, informacionais e autorais de letramento digital é condição sine-qua-non para o estabelecimento da motivação e o engajamento dos estudantes no processo de ensino remoto.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).