Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18

Mots-clés :

Educação remota. Letramento digital. COVID-19.

Résumé

A alternativa emergencial da educação remota devido a pandemia causada pelo vírus COVID-19 traz consigo demandas pelo exercício do letramento digital. Dessa forma, o objetivo do artigo é discutir quais as habilidades relacionadas com o letramento digital vêm sendo exigidas nas interações realizadas por professores e estudantes no cenário da educação remota, implantada nas escolas privadas da educação básica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de base qualitativa e, como instrumento de produção de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com 10 pais e responsáveis de estudantes de escolas privadas, que estão em distintos grupos escolares, isto é, da educação infantil ao segundo ano do ensino médio. Pela análise, podemos concluir que o desenvolvimento das habilidades operacionais, informacionais e autorais de letramento digital é condição sine-qua-non para o estabelecimento da motivação e o engajamento dos estudantes no processo de ensino remoto.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2020-08-18

Comment citer

ALMEIDA, Beatriz Oliveira; ALVES, Lynn Rosalina Gama. Letramento digital em tempos de COVID-19: uma análise da educação no contexto atual. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 28, p. 1–18, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n28p1-18. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10282. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.