Accessibility of the deaf community to online information on epidemic and prevalent diseases in Brazil for health promotion

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n32p275-296

Keywords:

Accessibility, Deafness, Health education, Portuguese translation, LSB

Abstract

Access to health information by linguistic minorities is essential for disease prevention. The aim of this research was to analyze the websites about epidemic high prevalence diseases in Brazil regarding visual and linguistic accessibility for the deaf and the efficiency of the free online Brazilian Sign Language translators’ programs in enabling reliable access. The search for free online translators resulted in 6 translators who were evaluated according to the type of translation, presence of signs and reliability. The textual description was not reliable, due to the impossibility of adapting terms that do not have signs in the LSB. The importance of this study is to alert about the fact that prevention of disease and health protection of the deaf can be compromised if the information accessed in the internet cannot be understood.

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Author Biographies

Clévia Fernanda Sies Barboza, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina de Petrópolis, Prefeitura de Petrópolis

Doutora em Ensino em Biociências e Saúde (EBS), Instituto Oswaldo Cruz - IOC - Fiocruz (2019). Mestre em Diversidade e Inclusão (CMPDI) pela Universidade Federal Fluminense - UFF - Niterói - RJ (2015). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis - RJ (2002), graduação em Educação Física pela mesma instituição (2006), pedagoga pela Universidade Cruzeiro do Sul (2020), pós-graduação em Docência do Ensino Superior(2012) e pós - graduação em Gestão Escolar Integradora 840h (2018). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Inclusiva. Experiência com Libras, sendo professora bilíngue Português-Libras. Assistente de Esportes para Grupos Especiais e Idosos - Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Professora de Educação Física da Prefeitura Municipal de Petrópolis. Professora Auxiliar de Libras - FEBF/UERJ. Professora Assistente de Libras na FASE - Faculdade de Medicina de Petrópolis - Docente das disciplinas: Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia do Esporte, Estudos sobre Deficiências, Inclusão Social, Atividades Físicas e Saúde, docente da Licenciatura no curso de Enfermagem, também na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE).

Paula Alvarez Abreu, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, leciona nas disciplinas de Metodologia científica, Docência no ensino superior Micologia clínica e Modelagem molecular. Doutora em Neurociências pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Farmácia pela UFF (2006). Atualmente é membro do Programa de Pós-graduação em Produtos Bioativos e Biociências da UFRJ e tem projetos na área de desenvolvimento de novas ferramentas para ensino, divulgação científica em saúde nas redes sociais, educação inclusiva e Modelagem Molecular no planejamento de novos fármacos.

Helena Carla Castro, Universidade Federal Fluminense

Professora Titular do Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense em Niterói, coordena o Laboratório de Antibióticos, Bioquímica, Ensino e Modelagem molecular (LABiEMol). É Cientista do Nosso Estado -FAPERJ e Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq Nível 1. Possui graduação em Farmácia (1992) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado Sanduíche (concentração em Biologia e Modelagem Molecular em 2000) no Instituto de Bioquímica da UFRJ e na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Pós-doutoramento foi na área de Farmacologia na Faculdade de Farmácia da UFRJ. Tem experiência em microbiologia, modelagem molecular e bioquímica com ênfase na identificação de novos protótipos de antimicrobianos e produção de materiais didáticos inclusivos na perspectiva das pessoas com necessidades especiais.

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Published

2021-08-31

How to Cite

BARBOZA, Clévia Fernanda Sies; ABREU, Paula Alvarez; CASTRO, Helena Carla. Accessibility of the deaf community to online information on epidemic and prevalent diseases in Brazil for health promotion. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 275–296, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13n32p275-296. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10935. Acesso em: 22 nov. 2024.

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