Children in school evaluation and (re) organization

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347

Keywords:

Child participation, School evaluation, Common Curricular National Base for early childhood education

Abstract

In research with children, we sought to know the point of view of boys and girls about their school. It is about sharing practical experience where, through photographs, drawings and narratives, perceptions about the educational relationships are outlined and two of them mobilize a reflective process. The information is shared by children in dialogue with the National Common Curricular Base and with authors, seeking suggestions on how to evaluate and (re) organize early childhood schools. Results indicate that it is useful to enhance children's initiatives in order to help the school's organizational and evaluation process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ivo José Both, Centro Universitário Internacional-Uninter Programa de mestrado e doutorado em educação profissional e novas tecnologias

É licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo-RS (1975). Possui mestrado em Educação na área de Planejamento Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-RS (1982). Tem doutorado em Educação na área de Política Educativa pela Universidade do Minho, Portugal (1992). Possui pós-doutorado em Avaliação e Pesquisa obtido em Audiência Pública na Universidade Federal do Paraná (2018). É Técnico em Enfermagem: COREN PR 001003488. No Centro Universitário Internacional Uninter (Curitiba-PR) é: professor titular em cursos de graduação e de pós-graduação presenciais e a distância, pesquisador e escritor; atua no Núcleo de Pesquisa em Educação; é Presidente do Conselho Editorial da Editora Intersaberes (desde 05/2005); é docente no Programa de mestrado e doutorado profissional em Educação e Novas Tecnologias. No MEC é avaliador de cursos e avaliador institucional. Tem larga experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação da aprendizagem, educação, instituição, educação a distância e qualidade. Foi Presidente da Comissão Própria de Avaliação na Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR (1993 a 1999) e na (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER-PR (2006 e 2007). Foi Coordenador do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (1994-1998). Foi Pró-Diretor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, bem como Diretor Acadêmico da (então) Faculdade Internacional de Curitiba-FACINTER. Moção recebida da Assembleia Legislativa do Paraná pela contribuição na docência superior e publicação de obras relevantes à área acadêmica (2013). Honra ao Mérito por atuação exemplar no combate ao câncer infantil (2015). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Paraná (Decreto Estadual/PR nº 11.672, de 16/07/2014) de 2014 a 2019. É Líder da linha de pesquisa (CNPq): Formação docente e novas tecnologias. Foi Coordenador do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional-UNINTER de 27/01 a 06/12/2016. Integrante do Conselho de Pesquisa do Centro Universitário Internacional UNINTER. ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9663-7257. Professor pesquisador da Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia-FAMPECT

http://lattes.cnpq.br/1846811798094932

Neusa Aparecida Radeck, Centro Universitário Internacional-Uninter Programa de Mestrado e Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias.

Mestrado em Educação e Novas tecnologias (2019) pelo Centro Universitário Internacional-Uninter. Especialização em Educação Infantil (2009) pela PUC/PR e em Educação Especial e Inclusiva (2007) pela Uninter. Graduação em Pedagogia (2000) pela UnC- Universidade do Contestado/Canoinhas. Atua como pedagoga na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. http://lattes.cnpq.br/5439313594216164- http://orcid.org/0000-0002-9631-8640

Contato:nradeck@hotmail.com

References

BARBOSA, Maria Carmen Silveira.Tempo e Cotidiano – tempos para viver a infância. Leitura: Teoria & Prática, Campinas, v.31, n.61, p.213-222, nov. 2013.Disponível em:

<https://ltp.emnuvens.com.br/ltp/article/view/185/122>. Acesso em: 11 mai. 2019.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Tradução: Luis Antero Reto. Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.

BARROS. Maria Isabel Amando de. Desemparedamento da infância. A escola como lugar de encontro com a natureza. Rio de Janeiro: 2. edição. 2018.

BONDIOLI, Anna; SAVIO, Donatella. Participação e Qualidade em educação da infância: percurso de compartilhamento reflexivo em contextos educativos; tradução de Luiz Ernani Fritoli. Curitiba: Ed. UFPR, 2013.

BOTH, Ivo José. Avaliação planejada, aprendizagem consentida: a filosofia do conhecimento. Curitiba: Editora IBPEX, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em: 11 set. 2018.

BRASÍLIA. Contribuições para a Política Nacional: a avaliação em educação infantil a partir da avaliação de contexto. -- Curitiba: Imprensa/UFPR; Brasília: Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Coordenação Geral de Educação Infantil -MEC/SEB/COEDI, 2015, 104p.

CARVALHO, Rodrigo Saballa de; FOCHI, Paulo Sergio. O muro serve para separar os grandes dos pequenos : narrativas para pensar uma pedagogia do cotidiano na educação infantil. Textura, v. 18 n.36, jan./abr.2016.

FAVORETO, Elizabeth Dantas de Amorin; EAS, Romilda Teodora. Pesquisas com crianças: contribuições para se repensar a prática pedagógica na educação infantil e os cursos de formação de professores. In ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marinelma Camargo. Pesquisa com crianças e a formação de professores. (org.) Curitiba: PUCRess, 2015.

FERNANDES, Natália. Ética na pesquisa com crianças: ausências e desafios.Revista Brasileira de Educação v. 21 n. 66 jul.-set. 2016.

FILHO, Altino José Martins; PRADO, Patrícia Dias. Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

GARANHANI, Marinelma Camargo; MARTINS, Rita de Cássia; ALESSI, Viviane Maria. Instrumentos e procedimentos metodológicos para pesquisas com crianças: desafios e proposições. In. ENS, Romilda Teodora; GARANHANI, Marinelma Camargo. Pesquisa com crianças e a formação de professores. (org.) Curitiba: PUCRess, 2015.

GOBBI, Márcia. Desenho infantil e oralidade: instrumentos para pesquisas com crianças pequenas. In: Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3. Ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2009.

GOBBI, Márcia. Num click: meninos e meninas nas fotografias. In: Das pesquisas com crianças à complexidade da infância. Autores associados, 2011.

GUIMARÃES, Daniela. Ética e cuidado, cultura e humanização: eixos do trabalho com as crianças pequenas na educação infantil. In Educação infantil: construção de sentidos e formação. Dados eletrônicos. – [Curitiba]: NEPIE/UFPR, 2018.

MAFRA, Aline Helena. Metodologias de pesquisa com crianças: desafios e perspectivas.Revista Zero-a-seis. Revista Eletrônica editada pelo Núcleo de Estudos de Educação na Pequena Infância. v. 17, n. 31 p. 107-119 | Florianópolis | jan-jun 2015.

RADECK, Neusa Aparecida; BOTH, Ivo José, UNINTER. Percepções de crianças sobre o seu cotidiano escolar. In: Anais XIV ENFOC. Curitiba (PR) UNINTER, 2019. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/uninterenfoc2018/133212-percepcoes-de-criancas-sobre-o-seu-cotidiano-escolar. Acesso em: 08/03/2019 22:50

RODRIGUES, Silvia Adriana; BORGES, Tammi Flavie Peres; SILVA Anamaria Santana da. “Com olhos de criança”: a Metodologia de pesquisa com crianças pequenas no cenário brasileiro. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 25, n. 2, p. 270-290, maio/ago. 2014.

SARMENTO, Manuel Jacinto. Crianças: educação, culturas e cidadania activa. Refletindo em torno de uma proposta de trabalho. Perspectiva, Florianópolis, v. 23, n. 01, p. 17-40, jan./jul. 2005. Disponível em:

http://www.ced.ufsc.br/nucleos/nup/perspectiva.html Acesso em 20 de out. de 2018.

Natália Fernandes; SARMENTO, Manuel Jacinto; TOMÁS, Catarina. Investigação da infância e crianças como investigadoras: metodologias participativas dos mundos sociais das crianças. Nuances: estudos sobre educação – ano XI, v. 12, n. 13, jan./dez. 2005. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/1678/1593> Acesso em: 11/05/2019.

QUINTEIRO, Jucirema. Infância e educação no Brasil: um estudo em construção. In FARIA, Ana Lucia Goulart; DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri; PRADO, Patrícia Dias, (org.)- Por uma cultura da infância: metodologias de pesquisa com crianças. 3. Ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2009.

TIRIBA, Léa. Criança e Natureza. Anais do I seminário nacional: currículo em movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, Nov. 2010.

TIRIBA, Léa. Educação infantil como direito e alegria. Laplage em Revista (Sorocaba), v.3, n.1, jan.-abr. 2017, p.72-86 ISSN:2446

WUNSCH, Luana Priscila. O que fiz bem, o que fiz mal: desenvolvimento de competências reflexivas na formação inicial dos professores, 2008.

Published

2021-11-30

How to Cite

BOTH, Ivo José; RADECK, Neusa Aparecida. Children in school evaluation and (re) organization. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 331–347, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p331-347. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10956. Acesso em: 22 nov. 2024.

Similar Articles

<< < 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.