Lesson study in Brazil

a decade of academic productions on profession and teacher education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p754-777

Keywords:

Lesson Study, Teacher Education, Academic productions in Brazil

Abstract

This article reports a survey of academic productions in Brazil about the Japanese Jugyo-Kenkyu methodology (Lesson Study), applied to the initial and continuing education of teachers in various parts of the world. For this purpose, Internet searches were conducted for works published between 2008 and 2018 with eight descriptors. The search, guided by the principles of Systematic Review, resulted in the selection of 49 publications from four regions: North, Northeast, Southeast and South. The analysis of this corpus indicates advances in research, still embryonic, with the Lesson Study in Brazil. It is believed that the volume of academic productions on Lesson Study will increase as the dissemination of its formative potential expands in Brazil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Herlison Nunes de Oliveira, Secretaria de Estado de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Educação de Mojuí dos Campos-PA,

Herlison Nunes de Oliveira é professor de Língua Inglesa da Secretaria Municipal de Educação de Mojuí dos Campos-PA, e da SEDUC-PA. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estratégias de Ensino de Inglês, Formação Contínua de Professores de Inglês, Música e Lesson Study. 

Nilton Hitotuzi, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Nilton Hitotuzi é Professor Associado da Universidade Federal do Oeste do Pará. É Doutor em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Ensino de Inglês como Língua Estrangeira e Segunda Linga pela Universidade de Birmingham / Reino Unido e Licenciado em Letras (Ensino de Inglês com Língua Estrangeira) pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente, realiza pesquisa pós-doutoral em Documentação e Descrição de Línguas Indígenas na Universidade do Arizona / Estados Unidos. Outros interesses de pesquisa incluem Metodologias de Ensino de Línguas, Alfabetização pelo Método Fônico em inglês, Drama-Processo, Pensamento Crítico e Pesquisa em Sala de Aula.

Kátia Lais Schwade, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

Kátia Lais Schwade é professora do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Suas pesquisas concentram-se principalmente no campo da formação inicial e contínua de professores. Entre seus temas de interesse estão: Lesson Study, Pesquisa em sala de aula, Comunidades de Prática, Estágio Curricular Supervisionado e Métodos e Estratégias de ensino e aprendizagem de línguas adicionais.

References

ARAGÃO, A. M. F.; PREZOTTO, M.; AFFONSO, B. F. Reflexividade e parceria no cotidiano da escola: o método de formação docente Lesson Study. In: XII EDUCERE-Congresso Nacional de Educação. Anais do XII EDUCERE. Curitiba – PR, 2015. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17679_7904.pdf>.

Acesso em: 27 set. 2020.

ARAÚJO, W. R.; OLIVEIRA, T.; SALGADO, M. A. J. A releitura da perspectiva do lesson study no subgrupo do ensino médio que constitui o grupo de sábado. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: . Acesso em: 28 set. 2020.

BALDIN, Y. Y. O significado da introdução da metodologia japonesa de Lesson Study no Brasil. Simpósio Brasil-Japão 2009, São Paulo/SP, 2009. Disponível em:

<https://docplayer.com.br/storage/28/12698811/12698811.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

BALDIN, Y. Y. The lesson study as a strategy to change the paradigm of teaching mathematics: a Brazilian experience. In: ISOLDA, M. (Ed.) Proceedings of 4th APEC Tsukuba International Conference. Tsukuba: Tsukuba University, 2010. Disponível em: <http://www.criced.tsukuba.ac.jp/math/apec/apec2009/doc/pdf_2021/YurikoYam

amotoBaldin-paper.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

BALDIN, Y. Y. El proceso de introducción de Estudio de Clases en Brasil. In: ISODA, M.; ARCAVI, A.; LORCA, A. M. (Eds.). El estúdio de Clases Japonés en matemáticas: Su importancia para el mejoramiento de los aprendizajes en el escenario global, 3. ed., Pontificia Universidad Católica de Valparaíso, Valparaíso, Chile, 2012.

BALDIN, Y. Y.; FELIX, T. F. A Pesquisa de Aula (Lesson Study) como ferramenta de melhoria da prática na sala de aula. In: BORBA, R.; MONTEIRO, C.; RUIZ, A. (Eds.). Anais da XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, Recife – PE, 2011. Disponível em: <https://xiii.ciaemredumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/ paper/view/2494>. Acesso em: 28 set. 2020.

BATISTA, C. C. O estudo de aula na formação de professores de matemática para ensinar com tecnologia: a percepção dos professores sobre a produção de conhecimento dos alunos. 2017. 107f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/152467>. Acesso em: 28 set. 2020.

BEYER, H. O. O pioneirismo da escola flamming na proposta de integração (inclusão) escolar na Alemanha: aspectos pedagógicos decorrentes. Revista Educação Especial, v. 25, p. 9-24, 2005. Disponível em:<https://periodicos.ufsm.br/educacao

especial/article/view/4900>. Acesso em: 28 set. 2020.

BEZERRA, R. C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da Lesson Study. 2017. 210f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/handle/11449/151292>. Acesso em: 28 set. 2020.

BEZERRA, R. C.; MORELATTI, M. R. M. Discutindo a formação continuada de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no contexto da lesson study. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempem/renata_camacho_ bezerra_-_maria_raquel_miotto_morelatti_0.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

CERBIN, B.; KOPP, B. Lesson study as a model for building pedagogical knowledge and improving teaching. International Journal of Teaching and Learning in Higher Education, v. 18, n. 3, p. 250-257, 2006. Disponível em:<https://eric.ed.gov/?id=

EJ1068058>. Acesso em: 27 set. 2020.

COELHO, F. G. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. 2014. 59f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014. Disponível em:<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/

trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?cid=1>. Acesso em: 27 set. 2020.

COELHO, F. G.; VIANNA, C. C. S.; OLIVEIRA, A. T. C. C. A metodologia da lesson study na formação de professores: uma experiência com licenciandos de matemática. Vidya, v. 34, n. 2, p. 1-12, 2014. Disponível em:<https://periodicos.ufn.edu.br/index.

php/VIDYA/article/view/41>. Acesso em: 28 set. 2020.

CRECCI, V. M.; FIORENTINI, D. Práticas de desenvolvimento profissional em comunidades de professores que ensinam matemática. In: XI ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XI ENEM, Curitiba – PR, 2013. Disponível em: <http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/anais/XIENEM/pdf/

_1659_ID.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

CURI, E. Educação Matemática na transição do 5º para o 6º ano do ensino fundamental: uma experiência de docência compartilhada. In: XII EPREM-Encontro Paranaense de Educação Matemática. Anais do XII EPREM. Campo Mourão – PR, 2014. Disponível em: <http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS

/MESAS/MT003.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

DUDLEY, P. The General rationale and underlying principles of Lesson Study. In: NORWICH, B.; JONES, J. (Ed.). Lesson Study: Making a difference to teaching pupils with learning difficulties. London: Bloomsbury, p. 15-33, 2014.

ELLIOTT, J. Editorial: Placing lesson study at the heart of the school-based curriculum development process and the development of teachers‟ knowledge. International Journal for Lesson and Learning Studies, v. 2, n. 1, p. 1-1, 2012.

FELIX, T. F. Pesquisando a melhoria de aulas de matemática seguindo a proposta curricular do Estado de São Paulo, com a Metodologia da Pesquisa de Aula (Lesson Study). 2010. 137f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em:

<https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4412>. Acesso em: 27 set. 2020.

GAIGHER, V. R. Formação do professor de matemática em aulas de resolução de problemas a partir de ações colaborativas e reflexivas. 2017. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/xmlui/handle/1234

/254>. Acesso em: 28 set. 2020.

GAIGHER, V. R.; SOUZA, M. A. V. F. Lesson study: um método japonês de desenvolvimento profissional. In: III CONCEFOR-Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. Anais do III CONCEFOR, Vitória, 10, 11 e 12 de agosto de 2016. Disponível em:<https://ocs.ifes.edu.br/index.php/cnfed/concefor/paper/view/25

/687>. Acesso em: 28 set. 2020.

GAIGHER, V. R.; SOUZA, M. A. V. F. Planejamento e execução de uma aula baseada em resolução de problemas com características de Lesson Study. In: IV CONCEFOR-Congresso Regional de Formação e Educação a Distância. Anais do IV CONCEFOR, Vitória, 10, 11 e 12 de agosto de 2017. Disponível em: <https://ocs.ifes.edu.br/index.ph

p/Cefor_IVConcefor/concefor4/paper/viewFile/3152/797>. Acesso em: 28 set. 2020.

GAIGHER, V. R.; SOUZA, M. A. V. F.; WROBEL, J. S. Planejamentos colaborativos e reflexivos de aulas baseadas em resolução de problemas verbais de matemática. Vidya, v. 37, n. 1, p. 51-73, 2017. Disponível em:

<https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/1929/1905>. Acesso em: 28 set. 2020.

ISODA, M. Problem solving approaches in mathematics education as a product of Japanese Lesson Study. Journal of Science and Mathematics Education in Southeast Asia, v. 34, n. 1, p. 2–25, 2011.

LEWIS, C. Lesson Study: a handbook of teacher-led instructional change. Philadelphia: Research for Better Schools, Inc., 2002.

LEWIS, C.; TSUCHIDA, I. A lesson is like a swiftly flowing river: how research lessons improve Japanese Education. Improving Schools, v. 2, n. 1, p. 48-56, 1999. Disponível em: <https://doi.org/10.1177/136548029900200117>. Acesso em: 27 set. 2020.

LITOLDO, B. F.; RIBEIRO, M. Conhecimento matemático especializado do professor que ensina matemática em contexto formativo da Lesson Study. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unica mp.br/pf-cempem/beatriz_f._litoldo_-_miguel_ribeiro.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

MACEDO, A. D. R.; BELLEMAIN, P. M. B. Jugyokenkyuu: contribuição à formação de professores de matemática. In: I LADIMA-Simpósio Latino-Americano de Didática Matemática. Anais do I LADIMA, Bonito – MS, 2016. Disponível em:

at.pro.br/wp-content/uploads/2020/05/MACEDO-BELLEMAIN.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

MACEDO, A. D. R.; BELLEMAIN, P. M. B.. Desenvolvimento profissional do professor de matemática a partir da Jugyou Kenkyuu no ensino de grandezas e medidas. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em:

<https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempem/aluska_dias_ramos_de_macedo_-_paula_moreira_baltar_bellemain.pdf >. Acesso em: 28 set. 2020.

MAGALHÃES, P. D. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática o método de estudo e planejamento de lições. 2008. 116f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008. Disponível em: <http://www.biblioteca.pucminas.

br/teses/EnCiMat_MagalhaesPD_1.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

MELLO, L. F.; SOUZA, M. A. V. F. de. Uma praça com área e perímetro dos nossos sonhos: n. 59. [Série Guias Didáticos de Matemática]. Vitória: Ifes, 2018. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564096>. Acesso em: 28 set. 2020.

MERICHELLI, M. A. J.; CURI, E. Estudos de aula (“lesson study”) como metodologia de formação de professores. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.7, n. 4, p. 15-27, 2016. Disponível em: <https://doi.org/10.26843/rencima.v7i4.1202>. Acesso em: 27 set. 2020.

MERICHELLI, M. A. J.; SOUZA, I. C. P. As aprendizagens profissionais de um grupo de professores em um estudo de aula. In: XII ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XII ENEM, São Paulo – SP, 2016. Disponível em:

sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/4723_3790_ID.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

NETO, L. A, C. A pesquisa de aula (lesson study) no aperfeiçoamento da aprendizagem em matemática no 6º ano segundo o currículo do estado de São Paulo. 2013. 166f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013. Disponível em:

orio.ufscar.br/handle/ufscar/4458>. Acesso em: 27 set. 2020.

NEVES, T. M. Avaliação de aulas de matemática badeadas no Lesson Study: proposta de um instrumento. 2018. 62f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.

Disponível em:<https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalh

oConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6378217>. Acesso em: 28 set. 2020.

OLIVEIRA, H. N. Lesson Study: uma experiência com três professores de inglês da rede pública estadual em Santarém-PA. 2018. 214f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public

/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7061491>. Acesso em: 27 set. 2020.

OLIVEIRA, K. L. S. J. Lesson Study na formação inicial de professores: uma experiência com licenciandos de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. 2018. 165f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2018. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabal

hoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?cid=2>. Acesso em: 28 set. 2020.

OLIVEIRA, M. P.; CANNO, C. S. D. Atividade exploratório-investigativa da constate da circunferência com metodologia de Lesson Study. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp

.br/pf-cempem/marcos_paulo_de_oliveira_-_cora_sanroman_duran_e_canno.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

OLIVEIRA, S. B. Lesson Studies - O impacto da análise de aulas no desenvolvimento do professor de língua inglesa. In: 3º CLAC-Congresso Nacional de Letras, Artes e cultura: Representações culturais e suas linguagens. Anais do 3º CLAC. São João del-Rei: Universidade Federal de São João del-Rei, 2010. Disponível em: <http://www.academia.edu/download/45285004/artigo_sao_joao.doc>. Acesso em: 28 set. 2020.

PETTICREW, M.; ROBERTS, H. Systematic reviews in the Social Sciences: a practical guide. Oxford: Blackwell Publishing, 2006.

PIMENTEL, D. E. Metodologia da resolução de problemas no planejamento de atividades para a transição da aritmética para a álgebra. 2010. 133f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4421>. Acesso em: 27 set. 2020.

PINTO, E. M. M. Utilizando o gráfico de barras a partir da conta de água do município de vinhedo explorando o Lesson Study. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempe m/eduardo_mauricio_moreno_pinto.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

PJANIĆ, K. The origins and products of Japanese Lesson Study. Teaching Innovations, v. 27, n. 3, p. 83-93, 2014. Disponível em:<https://scindeks-clanci.ceon

.rs/data/pdf/0352-2334/2014/0352-23341403083P.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

POLIASTRO, M. S. Aprendizagens docentes a partir da metodologia lesson study desenvolvida em uma comunidade de prática de professoras do EFI. In: XX EBRAPEM-Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática. Anais do XX EBRAPEM, Curitiba – PR, 2016. Disponível em: <http://www.ebrapem2016.ufpr.br/wp-content/uploads/2016/04/gd7_milena_policastr

o.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

QUARESMA, M.; PONTE, J. P.; BAPTISTA, M.; MATA-PEREIRA, J. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional. In: MARTINHO, M. H.; TOMÁS FERREIRA, R. A.; BOAVIDA, A. M.; MENEZES, L. (Eds.). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga: APM, p. 311–325, 2014. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2912/291248570004.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

RIBEIRO, G. G.; GONÇALVES, F. R.; CARVALHO, L. S. Uma “Lesson Study” sobre o estudo da equação reduzida da circunferência. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp.br/pf-cempe

m/franciellem_roberta_goncalves_-_gabriela_gomes_ribeiro_-_leticia_sousa_carvalh

o_0.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

SANTOS, D. C. S.; BARRETO, L. S.; FRANÇA, S.; UTIMURA, G. Z. Universidade e escola: um trabalho envolvendo o significado de quociente dos números racionais no 4º ano do ensino fundamental. In: XII ENEM-Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais do XII ENEM, São Paulo – SP, 2016. Disponível em:

sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5551_3035_ID.pdf>. Acesso em: 27 set. 2020.

SOUZA, D. M. O professor enfermeiro novato da educação profissional técnica de nível médio e o conhecimento pedagógico do conteúdo de Lee Shulman. 2018. 457f. Tese (Doutorado em Enfermagem) – Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina, Paraná, 2018. Disponível em:

torio.ufsc.br/handle/123456789/122589>. Acesso em: 28 set. 2020.

UTIMURA, G. Z. Docência compartilhada na perspectiva de estudos de aula (lesson study): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5º ano. 2015. 191f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2015. Disponível em: <https://sucupira.cape

s.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2892327#>. Acesso em: 28 set. 2020.

UTIMURA, G. Z.; CURI, E. Nomeação dos prismas: descobertas e avanços de alunos e professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista de Produção Discente em Educação Matemática, v.4, n.1, p. 30-42, 2015. Disponível em:

<https://revistas.pucsp.br/pdemat/article/download/22970/16643>. Acesso em: 27 set. 2020.

UTIMURA, G. Z.; CURI, E. Aprendizagens dos alunos no âmbito do projeto docência compartilhada e de estudos de aula (lesson study): um trabalho com as figuras geométricas espaciais no 5º ano. Educação Matemática Pesquisa, v.18, n. 2, p. 1015-1037, 2016a. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/emp/article/download/26

/pdf>. Acesso em 28 set. 2020.

UTIMURA, G. Z.; CURI, E. Figuras geométricas espaciais: alunos de quinto ano e suas professoras aprendendo juntos. 1ª ed., Curitiba: Appris, 2016b.

UTIMURA, G. Z.; DA PONTE, J. P.; CURI, E. O aprofundamento do estudo de aula para uma pesquisa de formação continuada de professores. In: MELO, J. A. M. (Org.). Anais do VI Seminário Nacional de Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática, Campinas – SP, 2017. Disponível em: <https://www.cempem.fe.unicamp

.br/pf-cempem/grace_zaggia_utimura_-_joao_pedro_da_ponte_-_edda_curi.pdf>. Acesso em: 28 set. 2020.

WENGER, E. Communities of practice: Learning, meaning, and identity. Cambridge: Cambridge university press, 1998.

WENGER, E.; MCDERMOTT, R. A.; SNYDER, W. Cultivating communities of practice: A guide to managing knowledge. Cambridge, MA: Harvard Business Press, 2002.

Published

2021-11-30

How to Cite

DE OLIVEIRA, Herlison Nunes; HITOTUZI, Nilton; SCHWADE, Kátia Lais. Lesson study in Brazil: a decade of academic productions on profession and teacher education. Debates em Educação, [S. l.], v. 13, n. Esp2, p. 754–777, 2021. DOI: 10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p754-777. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11198. Acesso em: 21 nov. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.