Physical education in high school

the context of classes in the state network of Rio Grande do Sul

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p212-233

Keywords:

Physical Education, High School, Classroom Context

Abstract

The study aimed to analyze the panorama of Physical Education classes in high schools in the state education network of Rio Grande do Sul. The sample consisted of 239 high schools, represented by 147 Physical Education teachers and 193 school managers. For data collection, an online questionnaire was used, about the profile of Physical Education teachers and the development of classes. For data analysis, content analysis and descriptive statistics were used. The results point to the presence of sport as hegemonic content, the existence of classes after school hours and classes separated by gender. It is concluded that it is necessary to understand the context of Physical Education in High School, seeking a reflection on pedagogical practice.

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Author Biographies

Thais de Lima dos Santos, Universidade Federal do Pampa/Doutoranda

Doutoranda no curso Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; Mestra no curso Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Pampa (Unipampa); Graduada em Licenciatura em Educação Física- Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Uruguaiana (2015 - 2018); Graduada em Letras e suas Respectivas Linguagens- Universidade Pitágoras Unopar - Campus Uruguaiana (2013 - 2016); Atua nas áreas de Ensino de Educação Física Escolar. Pesquisadora do Grupo de Estudo em Educação Física e Esportes (GEEFE) da UNIPAMPA Campus Uruguaiana e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágios e Formação de Professores (GEPEF).

Any Gracyelle Brum dos Santos, Universidade Federal do Pampa/Mestranda

Mestranda no curso Educação em Ciências: Química da vida e saúde- Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Pampa, UNIPAMPA (2018), Especialista em Lúdico e Psicomotricidade na Educação Infantil e Supervisão e Orientação Educacional. Atua nas áreas de Ensino de Educação Física Escolar. Pesquisadora do Grupo de Estudo em Educação Física e Esportes (GEEFE) da UNIPAMPA Câmpus Uruguaiana e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Estágios e Formação de Professores (GEPEF) - Atua como Tutora presencial do Curso em Licenciatura em Matemática Ead - UAB- IFAAR- Pólo Uruguaiana.

Patrícia Becker Engers, Universidade Federal do Pampa/Doutoranda

Licenciada em Educação Física (2014) e Especialista em Atividade Física e Saúde (2018), ambas pela Universidade Federal do Pampa/UNIPAMPA - Campus Uruguaiana. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2016). Doutoranda do PPG Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - UNIPAMPA. Integrante dos Grupos de Pesquisa: GPAFSIA- Grupo de Pesquisas em Atividade Física e Saúde na Infância e Adolescência e GEPEF - Grupo de Estudo e Pesquisa em Estágio e Formação de Professores.

Phillip Vilanova Ilha, Universidade Federal do Pampa/Doutor

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2000), especialização em Ciência do Movimento Humano (2003), especialização em Mídias na Educação (2004), mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2013) e Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (2016), todos pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é professor do magistério superior da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Unipampa. Atua na área de Educação Física e Ensino, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Práticas pedagógicas na educação física escolar; Metodologia e ensino aprendizagem dos esportes; Projetos de aprendizagem; Formação de professores; Atividade física e promoção da saúde. Coordenador-Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Esportes - GEEFE, da Unipampa.

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Published

2022-04-27

How to Cite

DOS SANTOS, Thais de Lima; DOS SANTOS, Any Gracyelle Brum; ENGERS, Patrícia Becker; ILHA, Phillip Vilanova. Physical education in high school: the context of classes in the state network of Rio Grande do Sul. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 212–233, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p212-233. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/12029. Acesso em: 12 aug. 2024.

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