O reencantamento da vida, da natureza e do cosmos a partir de uma abordagem transpessoal: o caso de John o talentosos musical
the case of John the music talent
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p257-269Keywords:
superdotação, Altas habilidades, Psicologia Transpessoal, Afetividade consciente, Desenvolvimento afetivoAbstract
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise da jornada realizada por John, um talentoso músico de 70 anos, divorciado, quando realizou as 36 sessões de terapia transpessoal de abril a julho de 2022, de forma virtual. Os sintomas relatados por John são angústia, solidão, falta de autoestima e falta de esperança no futuro. Foram utilizados recursos de escuta e regressão, bem como meditação e musicoterapia. O foco das sessões foi dado ao trabalho com a afetividade consciente. A terapia transpessoal permitiu que John encontrasse o estado transdisciplinar de consciência com sua própria essência. Esta experiência possibilitou elevar a autoestima, dando-lhe a possibilidade de alcançar novos objetivos, deslumbrar formas de pensar, sentir e agir, transformando-o no autor da sua própria história. Ao fortalecer sua autoimagem, John ampliou seu processo criativo e transformador ao voltar a compor músicas e se abrir para uma nova relação amorosa, demonstrando assim uma evolução pessoal e espiritual.
Downloads
References
ANTIPOFF, C.A.; CAMPOS, R.H.de F. Superdotação e seus mitos. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 14 (2), 2010, p. 301-309.
DABROWSKI, K. Positive disintegration. Boston. Little, Brown, 1964.
DABROWSKI, K. Psychoneurosis is not na illness. London: Gryf, 1972.
GIORGI, A. The theory, practice, and evaluation of the phenomenological method as a quantitative research procedure. Journal of Phenomenological Psychology, 28 (2), 1997, p. 235-260.
HALL, C.; NORDBY, V.J. Introdução à Psicologia Junguiana. 8 ed. São Paulo: Cultrix, 2005.
HEWITT, P.L. e FLETT, G.L. Dimennsions of perfectionism in unipolar depression. Journal of Abnormal Psychology, 100, 98-101.
JACOBSEN, M.-E. The Gifted Adult: A Revolutionary Guide for Liberating Everyday Genius. Random House Publishing Group, 2000.
JAMES, T.W.; GORE, J.L.; KARNES, F.A.; MACDANIEL, S. Grandpatents’ guide to gifted children. Great Potential Pr Inc; First Printing edition, 2004.
MACDONALD, D. A. Philosophical underpinnings of Transpersonal Psychology as a Science. In: FRIEDMAN, H.; GLENN, H. The wiley-blackwell handbook of transpesonal spychology. Oxford, Wiley Blackwell, 2013, p. 281-299.
MACDONALD, D. A. & FRIEDMAN, H. L. Qualitative assessment of transpersonal and spiritual constructs. In: FRIEDMAN, H.; GLENN, H. The wiley-blackwell handbook of transpesonal spychology. Oxford, Wiley Blackwell, 2013, p. 281-299.
MORIN, E. O método 1: A natureza da natureza. Tradução: Ilana Heineberg. 5 ed. Porto Alegre: Sulina, 2017.
NASCIMENTO, E, P.; AMAZONAS, M. & PENA-VEIGA, A. Edgar Morin, homem de muitos séculos: um olhar latino Americano. São Paulo: Edições Sec. São Paulo, 2021.
PATRICK, L. E. Phenomenological method and meditation. Journal of Transpessoanl therapy. New York: John Wiley, 1994, p. 224-237.
SHEEHY, Gail. New passages: mapping your life across time. New York: Ballantine Books, 1995.
SILVERMAN, L. K. Petunias, perfectionism, and level of development. In: DANIELS, S.; PIECHOWSKI, M. M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Scottsdale, AZ: Great Potential Press, 2009, p 128-145.
STREZNEWSKI, M.K. Gifted grownups: the mixed blessings of extraordinary potencial. New York: J. Willey, 1999.
TOLAN, S. S. What we may be: what Dabrowski’s work can do for gifed adults. In: DANIELS, S.; PIECHOWSKI, M. M. Living with intensity: Understanding the sensitivity, excitability, and emotional development of gifted children, adolescents, and adults. Scottsdale, AZ: Great Potential Press, 2009, p 204-225.
VESTENA, C. L. B.; ZWIEREWICZ, M.; GUÉRIOS, E.; SAUCEDO, L. C. Práticas educativas criativas e transformadoras em tempos de pandemia. In: “(Trans)formação: saberes necessários para esperançar no presente e no futuro” o Congresso Internacional sobre Práticas e aprendizagem Integradoras e Inovadoras. Volume 1. São Carlos: Pedro & João editores, 2022.
WALSH, R.N.; VAUGLHAN, F.E. On transpersonal definitiions. Journal of Transpernsonal Psychology, 25(2), 1993, p. 199-207).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Debates em Educação
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).