Proposal for teaching Geometry

solids in Geogebra

Authors

  • Paulo Vitor da Silva Santiago Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • José Rogério Santana Universidade Federal do Ceará (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15862

Keywords:

Spatial Geometry, Didactic Engineering, Teaching Mathematics, GeoGebra, Fedathi Sequence

Abstract

Geometry has gained space in Basic Education, mainly with the support of Digital Technology in the Mathematics teaching and learning process. The objective of this work is to present a didactic proposal for teaching areas and volumes using GeoGebra, associated with paper templates as a concrete material. We base this proposal on the theoretical frameworks of the Fedathi Sequence and Didactic Engineering. The methodology adopted is qualitative in nature, guided by the first two phases of Didactic Engineering. The partial results provide a geometric construction to be used by Mathematics teachers to explore fundamental concepts of Spatial Geometry, with the possibility of replicating these materials and using them dynamically in the classroom.

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Author Biographies

Paulo Vitor da Silva Santiago, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFC. Mestre em Ciências e Matemática no Programa de Pós Graduação (PPGENCIMA) da Universidade Federal do Ceará (UFC) na linha de pesquisa Tecnologias Digitais (TD) no Ensino de Ciências e Matemática. Especialização no Ensino de Matemática (ISEIB), Especialização em Nutrição Clínica e Esportiva (UNIQ), Especialização em Docência na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE), Especialização em Gestão Escolar: Administração, Supervisão e Orientação (ÚNICA), Especialização em Tecnologias Digitais e Inovação na Educação (ÚNICA), Especialização em Docência no Ensino Superior (ÚNICA), Especialização em Matemática, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), Especialização em Educação Digital (SENAI-SC). Especializando em Ensino de Matemática: Anos Finais do Ensino Fundamental (UFPI), Licenciatura em Matemática (IFCE), Tecnólogo em Alimentos (CENTEC), Licenciatura em Filosofia (FAERPI), Licenciando em Educação Física (UECE). Atualmente é professor de Matemática - SEDUC CE. Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Ceará (SBEM-CE). Membro do Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA) e do Grupo de Pesquisa e Produção de Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA).Trabalhou como professor PIBID/IFCE - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência na área de Matemática (Geometria e Cálculo). Professor e Coordenador de Olimpíada de Matemática atuando em todas as áreas do ensino e no Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI). Pesquisa sobre: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), Didática da Matemática, Resolução de problemas, Tecnologias no ensino de Matemática e Formação de professores (Álgebra, Teoria dos Números, Geometria e Estatística).

José Rogério Santana, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com formação em Educação Matemática. Mestre e Doutor em Educação com área depesquisa em Educação Matemática e Tecnologias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui Pós-doutorado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB),na linha de Pesquisa História da Educação. É Professor Associado da Universidade Federal do Ceará na Faculdade de Educação (FACED/UFC) trabalhando com TecnologiasDigitais na Educação, bem como, com Práticas Culturais Digitais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional e Educação a Distância,Atua nos nos seguintes temas: Computação Single Board na Educação, robótica educacional, informática educativa, educação a distância, educação matemática,geometria dinâmica e formação de professores, formação docente por videoaulas e metodologias educacionais. Também desenvolve trabalhos sobre a relação Imagem eMemória na perspectiva da Pedagogia das Imagens Culturais e da História e Memória. Participa do Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira da UFC(FACED/UFC), bem como, do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA/UFC) e também atua no Mestrado Profissional em Tecnologias Digitaisda UFC Virtual. Atualmente é supervisor de Pós-doutorado na FACED/UFC e desenvolve trabalhos de Coordenação do LABPAM/CD Maker - FACED/UFC (Laboratório dePesquisas e Avaliações Métricas/Cultura Digital Maker da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará).

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AUTOR.

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Published

2024-01-22

How to Cite

SANTIAGO, Paulo Vitor da Silva; SANTANA, José Rogério. Proposal for teaching Geometry: solids in Geogebra. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15862, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15862. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15862. Acesso em: 25 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê: Formação de professores que ensinam Matemática: contextos e práticas

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