Women in natural sciences

challenges in building a scientific career

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533

Keywords:

Women, Natural sciences, Scientific career

Abstract

This theoretical essay aims to discuss the main challenges faced by women in building a career in Natural Sciences, specifically in the sub-areas of Mathematics and Physics. To this end, a literature review research was carried out on the main theoretical approaches, with the aim of identifying the most impactful obstacles that women encounter when choosing, entering and progressing in careers in these scientific domains. The results highlight the persistent inequality experienced by women in academic and professional environments, highlighting the continued need for measures and public policies that promote equal conditions and alleviate the multiple obstacles faced by them in building a scientific career.

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Author Biographies

Evelym Chaves Meireles, Universidade Federal do Tocantins

Possui Licenciatura em Ciências: Matemática e Física pela Universidade Federal do Amazonas (2019), Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa(2022), Especialização em Docência do Ensino Superior e em Metodologias para o Ensino de Matemática e Física pela Faculdade Dom Alberto (2019) e Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2022). Desenvolve pesquisas na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase na formação de professores de Matemática e Física. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (Associação Plena em Rede - EDUCANORTE) na Universidade Federal do Tocantins.

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática, Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba, Mestre em Educação pela Uniso e Doutora em Educação pela Unimep com estágio Pós-Doutoral em Educação pela UEPA. Trabalhou como Professora efetiva no Ensino Fundamental e Médio pelo Estado de São Paulo (1991 - 2003), docente da Universidade de Sorocaba (2002 - 2009), aprovada como Supervisora de Ensino do Estado de São Paulo (2008). Atualmente é professora associada na Universidade Federal do Tocantins, leciona e orienta no curso de pedagogia, no mestrado em educação na linha de pesquisa: currículo, formação de professores e saberes docentes e no doutorado em Educação na Amazônia (Rede Educanorte). Participa da Red Iberoamericana de Docentes IBERTIC (OEI), Editora Associada da Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE - Scielo) e associada a ANPED (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação) - GT Educação Especial. Coordena o grupo de pesquisa Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino (FORPROF). Pesquisa sobre a Educação Matemática, principalmente, em hospitais e escolas.

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Published

2024-02-08

How to Cite

MEIRELES, Evelym Chaves; ROLIM, Carmem Lucia Artioli. Women in natural sciences: challenges in building a scientific career. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16533, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16533. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16533. Acesso em: 12 aug. 2024.

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