Science and scientific knowledge in contemporary education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16688

Keywords:

Science, Scientific knowledge, Education

Abstract

The study is about the  evolution of the concepts of science and scientific knowledge in a contemporary society composed of multiple knowledge,  organized in the form of a network. Methodologically, it constitutes a scientific article. It shows the need for broader human training, with interdisciplinary knowledge in the form of collaborative networks.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cristiane de Magalhães Porto, Universidade Tiradentes

Pesquisadora de Bolsa Produtividade Nível 2 do CNPq. Doutora Multidisciplinar em Cultura e Sociedade UFBA. Mestrado em Letras e Linguística ? UFBA. Pós-doutorado em Educação Proped/UERJ - 2017 e pelo PPGE/UFBA 2022-2023. Pesquisadora do Instituto de Tecnologia e Pesquisa-SE. É professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes- UNIT. Diretora da Editora Universitária Tiradentes ? EDUNIT. Integrante do Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica junto ao CNPq (2018-2021). Coordenadora Comitê de Assessoramento de Divulgação Científica (2020-2021). Membro Titular da Câmara Básica de Assessoramento de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes da FAPITEC/SE (2022-2024). Tem experiência na área multidisciplinar, principalmente, nas disciplinas Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa em Educação, Cultura Científica e Leitura e Produção de Texto Científico e Comunicação Científica, em nível de graduação e pós-graduação. Líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq) e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Redes Sociotécnicas e Culturas digitais (UFBA/CNPq). Foi Diretoria da Abeu Regional Nordeste de junho de 2020 a junho de 2021. Tem atuado, principalmente, nos temas: Divulgação Científica, Cibercultura, Educação e Comunicação, Cultura e Memória Edição e Produção Científica.

References

ABRÃO, B. S. Os pensadores: história da filosofia. São Paulo: São Paulo: Nova Cultural, 1999.

BAPTISTA, António Manuel. O discurso pós-moderno contra a Ciência: obscurantismo e irresponsabilidade. Lisboa: Gradiva, 2002.

BARBOSA, Mohana Ribeiro. Revolução científica e nascimento da Ciência experimental em Alexandre Koyré. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2013. Cap. 01. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tde/3031/5/Dissertacao Mohana R Barbosa.pdf . Acesso: 23 out. 2023

CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2004

CAMPBEL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.

CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. Tradução: Roneide Venacio Majer. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, Manuel. Compreender a Transformação Social. p.17/20. Artigo escrito para Conferência de 4 e 5 de março de 2005, em Portugal-Lisboa.

CHAUí, Marilena. Convite à Filosofia. Ed. Ática, São Paulo, 2000.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. CAPES. Sobre as áreas de avaliação. Disponível: https://www.capes.gov.br/en/avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao Acesso: 23 out. 2023

COLLNIS, Harry; PINCH, Trevor. O golen: o que você deve saber sobre Ciência. São Paulo: Unesp, 2003.

CONCEIÇÃO, Verônica Alves; SANTOS Jonathas Fontes; PORTO Cristiane Magalhães. A formação de si (bildung) em um contexto educativo reconfigurado pela cibercultura. Revista Teias v. 20 (Edição Especial) Educação ativista na cibercultura: experiências plurais. 2019. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/43344 Acesso: 23 out. 2023

CONCEIÇÃO, Verônica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães. A ciência em Luis António Verney: algumas considerações. Eccos - Revista Cientifica, São Paulo, n. 55, p. 1-18, e13274, out./dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5585/eccos.n55.13274. Acesso: 23 abri. 2024

CUNHA, Antônio Geraldo. Dicionário etimológico: nova fronteira da língua portuguesa. 2.ed. RJ: Nova Fronteira, 1987.

CUNHA, Ivan Ferreira da. Círculo de Viena: fisicalismo e a utopia da ciência unificada. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 943–963, 2018. DOI: 0.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v32n66a2018-01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/41040.Acesso em: 20 abr. 2024.

DEMO, Pedro. Pesquisa: princípio científico e educativo. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carina. A pesquisa na Sociedade do conhecimento: decifre-me ou te devoro. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto (org.). A produção do conhecimento científico e formação do pesquisador na américa latina: as investigações de políticas educacionais em xeque! Campinas: Mercado de letras, 2017, p. 157 – 178.

HENRY, John. A Revolução Científica e as Origens da Ciência Moderna. Editora: Jorge Zahar Editor. 1998.

HEY, Tony. The big idea: the next scientific revolution. Harvard Business Review, Brighton, Nov. 2010. Disponível em: https://hbr.org/2010/11/the-big-idea-the-next-scientific-revolution . Acesso: 23 out. 2023.

HEY, Tony; TANSLEY, Stewart; TOLLE, Kristin. Jim Gray on eScience: a transformed scientific method. In: HEY, Tony (org). The fourth paradigm: dataintensive scientific discovery. Redmond:Microsoft Research, 2009. p. xvii-xxxi. Disponível em: http://digital.library.unt.edu/ark:/67531/metadc31516/ . Acesso: 28 out. 2023.

KOYRÉ, Alexandre. Estudos de História do Pensamento Filosófico. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária. (Coleção Campo Teórico), 1991.

KOYRÉ, Alexandre. Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1992.

LALANDA, Piedade. Sobre a metodologia qualitativa na pesquisa sociológica. Análise Social. vol. 148, ed. 4, 1998. Disponível em:http://nc-moodle.fgv.br/cursos/centro_rec/docs/sobre_metodologia_qualitativa_pesquisa.pdf. Acesso: 23 out. 2023.

LEITE, Rita de Cássia Nascimento. A formação de si (Bildung) do estudante universitário. 2016. 195 f. Tese (Doutorado) - Curso de Psicologia, Faculdade de Filosofia e Ciências Humana, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24063. Acesso: 23 out. 2023.

LOPES, José Leite. Ciência e Liberdade: escritos sobre Ciência e Educação no Brasil. Rio de Janeiro: UFRJ, 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos; BASTOS, Elizete Silva. Introdução à Filosofia: aprendendo a pensar. 2. ed. São Paulo: Cortez. 1996.

MOURA, B. A. O que é natureza da Ciência e qual sua relação com a história e Filosofia da Ciência? Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 32-46, 2014.

OLIVEIRA, Adriana Carla Silva de; SILVA, Edilene Maria da. Ciência aberta: dimensões para um novo fazer científico. Informação & Informação, [S.l.], v. 21, n. 2, p. 5-39, dez. 2016. ISSN 1981-8920. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/27666>. Acesso: 23 out. 2018.

OLIVEIRA, Daniel de Lara. Ciência Moderna e Newtonianismo no Projeto Pedagógico de

Luis António Verney. 2011. 150 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de História Social,

Universidade de São Paiulo, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-10082012-173943/pt-br.php

Acesso em: 20 abr. 2024.

PATY, Michel. A Ciência e as idas e voltas do senso comum. Scientiae Studia. São Paulo: USP, v1, n1, jan – mar, 2003, p. 9-26.

QUENTAL, Antero de; SERRÃO, Joel; MARTINS, Ana Maria Almeida. Antero de Quental: tendências gerais da Filosofia na segunda metade do século XIX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbentian,1991.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. As diversas formas do conhecimento: bases histórico-filosóficas da pesquisa em Educação. In: ALMEIDA, Maria de Lourdes Pinto (org.). Produção do conhecimento científico e formação do pesquisador na américa latina: as investigações de políticas educacionais e xeque! Campinas: Mercado das Letras, 2017.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. Saberes, conhecimentos e as pedagogias das perguntas e das respostas: atualidade de antigos conflitos. Práxis Educativa, Ponta Grossa, 4, jul. 2009. Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/466/467. Acesso: 23 out. 2023.

SANTOS, Boaventura Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS. Boaventura Souza (Org). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as Ciências revisado. Lisboa. Edição Afrontamento, 2003, p 1453.

SANTOS, Boaventura Souza. Um Discurso Sobre as Ciências. 4. ed. São Paulo: Ed. Cortez, 2006.

SARAIVA, Augusto. Filosofia. Ed. Plátano. Lisboa,1981.

SCHWARTZMAN, Simon. Um espaço para a Ciência: a formação da comunidade científica no Brasil. Brasília: MCT, 2001. Disponível em: www.schwartzman.org.br/simon/spacept/espaco.htm . Acesso: 23 out. 2023.

VERNAT, Jean Pierre. As origens do pensamento grego. 12. ed. Rio de Janeiro: Diefel. 2002.

VOGT, Carlos; MORALES, Ana Paula. O discurso dos indicadores de C&T e de percepção de C&T. Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura e Los Libros de la Catarata, Madri, 2016, p. 9-24.

WHITEHEAD, Alfred North. A Ciência e o Mundo Moderno. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1951.

WHITEHEAD, Alfred North. A Função da Razão. Brasília: IBCCRIM, 1985.

KUHN, Thomás. S. The Structure of Scientific Revolutions. 2 ed., enlarged. Chicago and London: University of Chicago Press, 1970.

Published

2024-06-26

How to Cite

CONCEIÇÃO, Verônica Alves dos Santos; PORTO, Cristiane de Magalhães. Science and scientific knowledge in contemporary education. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16688, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16688. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16688. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Debates

Similar Articles

<< < 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.