AS VISÕES LIBERTADORA E OPRESSORA DA PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n18p232Keywords:
pedagogia, educação libertadora, educação bancáriaAbstract
A obra “Pedagogia do Oprimido”, de Paulo Freire, foi originalmente publicada em 1974. Agora, em sua 59ª edição, publicada em 2015, somos convidados a imergir no pensamento de Freire mais uma vez. O livro é dividido em quatro capítulos, sendo eles: “Justificativa da pedagogia do oprimido”; “A concepção “bancária” da educação como instrumento da opressão. Seus pressupostos, sua crítica”; “A dialogicidade: essência da educação como prática da liberdade”; e “A teoria da ação antidialógica”, respectivamente. O autor, no decorrer do texto, utiliza-se das contradições opressor-oprimido e educador-educando, que precisam ser superadas para que a libertação do homem ao ser mais seja, de fato, efetivada.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).