QUAIS AS CRIANÇAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR? UM OLHAR PARA AS “CULTURAS” SEM DIVERSIDADE CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2016v8n16p136Keywords:
Educação Infantil, Relações Étnico-Raciais, CurrículoAbstract
O artigo analisa a perspectiva cultural presente na proposta da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no que se refere à Educação Infantil, considerando a abordagem da diversidade na perspectiva da educação para as relações étnico-raciais (Resolução CNE/CP nº. 1/2004) e da interculturalidade. Indagando quais as crianças presentes na BNCC, aborda-se como têm sido inseridas no documento a pluralidade das infâncias. Diante da realidade educacional brasileira, que reproduz práticas e discursos monoculturais e eurocêntricos, o modo pelo qual as temáticas relativas à diversidade estão sendo colocadas aponta para retrocessos nas conquistas em torno de currículos que construam a educação intercultural e o combate à desigualdade racial.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).