A utilização de TDIC em tarefas de avaliação: uma possibilidade para o ensino de Cálculo Diferencial e Integral
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n22p140-163Keywords:
Ensino de Matemática. Ensino de Cálculo Diferencial e Integral. Avaliação da aprendizagem escolar. Tecnologias Digitais de informação e Comunicação.Abstract
De encontro a um modelo tradicional de aulas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) em que o professor expõe o conteúdo, dá exemplos e, em seguida, aplica uma prova escrita para verificar se o estudante consegue reproduzir o que foi “passado”, propomos o trabalho com tarefas de avaliação que façam uso de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), buscando caracterizá-lo como uma prática de investigação e oportunidade de aprendizagem. Subsidiamos a discussão aqui apresentada em dados coletados de quatro tarefas avaliativas em “momentos formais” de avaliação em turmas de CDI. A análise de caráter qualitativa e de cunho interpretativo, buscou: (i) evidenciar potencialidades das tarefas de avaliação em termos de suas possibilidades para experimentação com tecnologias; (ii) promover uma reflexão acerca das oportunidades de aprendizagem geradas nesses “momentos formais” de avaliação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).