As TIC como instrumento de preservação da identidade social das comunidades campesinas de Petrolina/PE
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p175-196Keywords:
Ensino Campesino, Nucleação, Identidade, TICAbstract
A prefeitura de Petrolina/PE realizou nas últimas duas décadas dois processos de nucleação nas escolas rurais, com o objetivo de entender como estes processos influenciaram as sociedades campesinas por eles atingidas e paralelamente identificar como a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) poderiam ser utilizadas para minimizar os efeitos sociais e administrativos destes processos, é que foi realizado este estudo. Tomando como referência uma pesquisa exploratória e de campo, foi possível qualificar a forma como os fechamentos das escolas campesinas influenciaram na perda de identidade cultural por parte dos membros dos grupos social, que foram levados a conviver com novas sociedades de hábitos culturais próximos, porém distintos; perdendo os laços de convívio que as mantinham unidas, constatação que provavelmente seria minorada se práxis pedagógicas que fizessem usos de novas TIC tivessem sido utilizadas pela gestão municipal nas escolas rurais.
Downloads
References
ANTUNES, Ricardo. O continente do Labor. São Paulo: Boitempo, 2011.
AQUINO, Rubim Santos Leão de; MENDES, Francisco Roberval; BOUCINHAS, André Dutra. Pernambuco em chamas: Revoltas e revoluções em Pernambuco. Recife: Massangana, 2009.
BRASIL. Decreto Nº 7.352, de 4 de novembro de 2010 - dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2012-pdf/10199-8-decreto-7352-de4-de-novembro-de-2010/file>. Acesso em: 15 Jan. 2018.
BRASIL. Decreto Nº 6.300, de 12 de dezembro de 2011 – dispõe sobre o Plano Nacional de Tecnologia Educacional – PROINFO. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6300.htm>. Acesso em 17 Dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe sobre as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 01 Fev. 2018.
BRASIL. Resolução CNE/CEB 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13800-rceb001-02-pdf&category_slug=agosto-2013-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 21 Jan. 2018.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 36/2001, Aprovado em 4 de dezembro de 2001. Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/pet/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/12992-diretrizes-para-a-educacao-basica>. Acesso em: 21 Jan. 2018.
BRASIL. Ministério Da Educação. Caderno SECAD, Brasília, 2007. Disponível em: 01 Fev. 2018. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf>. Acesso em: 01 Jan. 2018.
BRASIL. Ministério Da Educação. Recursos repassados pelo PDDE – Ensino fundamental: município de Petrolina/PE. Disponível em: <http://painel.mec.gov.br/painel/detalhamentoIndicador/detalhes/municipio/muncod/2611101>. Acesso em: 22 Fev. 2018.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. 48ª ed. Recife: Global, 2003.
FNDE. Relatórios da Auditoria Interna – Ano 2016: Relatório de auditoria nº. 7/2016. Disponível em:<http://www.fnde.gov.br/component/k2/item/10885-ai-relatorios-auditoria-interna-2016>. Acesso em: 18 Fev. 2018.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Ensino: Matrículas, docentes e rede escolar. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/petrolina/pesquisa/13/5902>. Acesso em: 02 Fev. 2018.
IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Resultados e metas: Escolas do município de Petrolina/PE. Disponível em: <http://ideb.inep.gov.br/resultado/>. Acesso em: 29 jan. 2018.
INEP. Número de Estabelecimentos de Educação Básica no Ensino Regular: Por localidade e dependência administrativa. Disponível em: <http://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?PortalGo>. Acesso em: 20 Fev. 2018.
INEP. Resultados finais do Censo Escolar: Escolas do município de Petrolina. Disponível em: <http://matricula.educacenso.inep.gov.br/controller.php>. Acesso em 15 Fev. 2018.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Relação das Escolas com seus respetivos diretores e endereço: GRE Sertão do Médio São Francisco. Disponível em: <http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/15347/GRE%20Sert%C3%A3o%20do%20M%C3%A9dio%20S%C3%A3o%20Francisco%20-%20Petrolina-2018.pdf>. Acessado em: 19 fev. 2018.
REIS, Rafaela da Silva; LEITE, Bruno Silva; LEÃO, Marcelo Brito Carneiro. Percepções sobre a incorporação das TIC em cursos de licenciatura em química no Brasil. Revista Debate e Educação, v. 2, n. 23, p. 1-18, jan./abr. 2019. CEDU. UFAL. Disponível em: < http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/5125/pdf>. Acessado em: 15 mai. 2019.
REIS, Edmerson dos Santos. Educação do Campo: Escola, Currículo e Contexto. Juazeiro: ADAC, 2011.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Método e Técnicas. 3ª ed, São Paulo: Atlas, 2015.
ROSA, Eliana Cristina. O histórico das TIC1c nos países Brasil e Argentina e a democratização da universidade. Revista de extensão da UFMG, v. 5, n. 1, p. 5-14, jan./jun. 2017. Disponível em: < file:///C:/Users/user/Downloads/207-797-1-PB.pdf>. Acessado em: 14 mai. 2019.
SANTOS, Andréa Cristina Pedrosa dos. A formação continuada e o papel do gestor enquanto fortalecimento das escolas do campo na conquista do espaço democrático e valorização sociocultural campesina. UFPR, Ibaiti. 2014. Disponível em: <http://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/50123/R%20-%20E%20-%20ANDREA%20CRISTIANA%20PEDROSO%20DOS%20SANTOS. pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 01 Jan. 2018.
SIOPE. Sistema de Informações Sobre Orçamentos Públicos em Educação: Dados informados pelo Município de Petrolina. Disponível em: <https://www.fnde.gov.br/siope/relatoriosMunicipais.jsp>. Acesso em: 11 Fev. 2018.
TERRA. 100 maiores PIB’s da agropecuária, 2012. Disponível em: <https://www.terra.com.br/economia/infograficos/pib-agropecuario/>. Acesso em: 4 fev. 2018.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).