Avaliação como signo de qualidade: problematizando as (in)definições nas produções curriculares

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp558-571

Palabras clave:

políticas curriculares, avaliação, discurso.

Resumen

O artigo objetiva pôr em  discussão o uso de índices de avaliação tomados como indicadores de qualidade e ao mesmo tempo sendo articulados como justificativa para produção de políticas curriculares.Intenta-se problematizar  os usos discursivos  desses índices como marco definidor de qualidade.  Argumenta-se, a  partir de  uma perspectiva discursiva pós-estrutural, numa leitura desconstrutiva da ideia de avaliação como signo de qualidade e que  tomadas como indicadores de qualidade remetem a qualidade como verdade  que busca fixar sentidos de avaliação e, de forma articulada, também de currículo como univocidade e totalização. Defende-se que a avaliação, na passagem entre o constatativo e performático, emergir como acontecimento, em diálogo com Derrida e Bhabha.

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Biografía del autor/a

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora do Programa de Pós-GRaduação em Educação - Proped/UERJ

Publicado

2020-12-10

Cómo citar

FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Avaliação como signo de qualidade: problematizando as (in)definições nas produções curriculares. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 558–571, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp558-571. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10021. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê "Políticas, concepções e práticas de currículo, formação e avaliação"

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