A percepção de professores acerca da relação de pais/mães adolescentes com o Centro de Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n28p115-137Palabras clave:
Centro de Educação Infantil, Pais/mães adolescentes, Professores de educação infantilResumen
O presente artigo tem o propósito de compreender a percepção dos professores referente à relação entre pais e/ou mães adolescentes e Centro de Educação Infantil (CEIM) do Município de Lages/SC. Para tanto, a fundamentação teórica se deu com base em Morin e Freire. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo, em sua composição, entrevistas semiestruturadas, como método de estudo de caso, a partir da escolha de seis professoras. Constatou-se que, para a percepção das professoras, o relacionamento entre pais/mães adolescentes e CEIM se define por uma visão de assistencialismo com a preocupação somente do cuidado da criança, sem que esses pais/mães demonstrassem interesse pelo processo de desenvolvimento integral de seus filhos. Há, conforme se revela na pesquisa, necessidade de as famílias em valorizarem as produções, o desenvolvimento educacional e o empenho de seus filhos/as. Tanto existe certo grau de acolhimento e orientação aos pais, mães ou responsáveis, quanto à anseios e necessidades de transformações para uma educação integral dos indivíduos, que tenha a escola como centro de irradiação, mas que a extrapole a partir das múltiplas relações comunitárias possíveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).