Os parques infantis de Mário de Andrade no contexto das transformações políticas de atendimento à infância no período da ditadura militar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n34p270-284

Palabras clave:

Políticas públicas, Educação infantil, Ludicidade

Resumen

Este artigo tem o objetivo de refletir sobre o significado da criação dos Parques Infantis em 1935, na cidade de São Paulo e sua extinção em 1975, no contexto das transformações políticas ocorridas no século XX, em relação ao cuidado e à educação da infância no período da ditadura militar. O trabalho foi realizado a partir de pesquisa bibliográfica de autores como Haddad (2006; 2008), Faria (1995; 1999; 2002) e Duarte (2000). A extinção dos Parques Infantis, no período da ditadura militar, refletiu as transformações de atendimento de crianças pequenas processadas nas políticas públicas de países ocidentais sob influência norte-americana, apontando para o fortalecimento de um modelo de atendimento arraigado aos pressupostos do silenciamento cultural, com reverberações até os dias atuais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Nin Ferreira, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Licenciado em Artes Plásticas, possui Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é Professor Adjunto no Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas. Trabalhou de 1982 a 2010 como arte educador em escolas da educação básica, públicas e privadas, e em escolas de arte em São Paulo e Santo André, em projetos de artes visuais. Desde a década de 1990 tem participado de projetos de formação de professores em artes visuais, em Diadema, São Bernardo e São Paulo (PEC/USP) . Desde 2004 atua no ensino superior sempre na área de arte. Na UFAL desenvolveu projetos de extensão na formação continuada de professores de ensino fundamental e educação infantil na área de arte. Atua com os seguintes temas: arte na educação básica, formação de professores, infância, crianças e sociologia da infância. Atualmente desenvolve Estágio Científico Avançado de Pós-Doutoramento em Estudos da Criança, na especialidade Infância, Cultura e Sociedade, na Universidade do Minho, Portugal.

Citas

ABDANUR, Elisabeth. Parques Infantis de Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 36, p. 263-270, 1994.

AMORIM, Kátia de Souza; YAZLLE, C.; ROSSETTI-FERREIRA, M. C. Binômios saúde-doença e cuidado-educação em ambientes coletivos de educação da criança pequena. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano, Brasil, v. 10, n. 2, p. 3-18, 2000.

ANDRADE, Mário de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Chapecó: Ed. UFFS, 2019. Disponível em https://rd.uffs.edu.br/bitstream/prefix/3122/1/Macuna%C3%ADma%20-%20PDF.pdf. Acesso em 24/07/2020.

AZEVEDO, Fernando de, et al. Manifesto dos pioneiros da educação nova (1932). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p.188–204, ago. 2006 - ISSN: 1676-2584 Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/

revista/edições/22e/doc1_22e.pdf. Acesso em 11 dez 2012.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

COUTINHO, Ângela Scalabrin; MORO, Catarina. Educação infantil no cenário brasileiro pós golpe parlamentar: políticas públicas e avaliação. Zero-a-Seis, v. 19 n. 36, p. 349-360, jul-dez, 2017. https://doi.org/10.5007/1980-4512.2017v19n36p349.

DEWEY, John. A criança e o programa escolar. In DEWEY, John. Vida e Educação. Trad. Anísio Teixeira. São Paulo: Melhoramentos, [1902]1978.

DUARTE, Rivania Kalil. A dimensão espacial dos programas de educação infantil: o espaço físico e as propostas político-pedagógicas das escolas de educação infantil do Município de São Paulo no período de 1975 a 1985. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. A contribuição dos Parques Infantis de Mário de Andrade para a construção de uma pedagogia da educação infantil. Educação & Sociedade, Campinas, ano XX, nº 69, dez. 1999. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73301999000400004.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Educação pré-escolar e cultura: para uma pedagogia da Educação Infantil. Campinas: Editora fda Unicamp/São Paulo: Cortez, 2002.

FARIA, Ana Lúcia Goulart de. Origens da rede pública municipal na cidade de São Paulo: O Departamento de Cultura e os Parques Infantis de Mário de Andrade. Pró-posições, v. 6 n. 2[17], p. 34-45, jun. 1995.

FARIAS, Doracy Rodrigues; AMARAL, Luíza Maria Sousa do; SOARES, Regina Célia. Biobibliografia de Anísio Teixeira. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, v. 82, n. 200/201/202, p. 207-242, jan./dez. 2001. DOI 10.24109/2176-6681.rbep.82i200-01-02.

FROEBEL, Friederich W. A. A educação do homem. Tradução de Maria Helena Camara Bastos. Passo Fundo: UPF, [1826]2001.

GRINDLER, Victor. Higiene e Recreação: Parques Infantis de São Paulo, 1935-1938. 2015. Dissertação (Mestrado em História da Ciência). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.

HADDAD, Lenira. A trajetória da educação infantil em quatro ciclos. In: SAETA, Beatriz Regina Pereira; NETO, João Clemente de Souza; NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. (Orgs.). Infância: violência, instituições e políticas públicas. São Paulo: Expressão e arte, 2008, v. 2, p. 121-138.

HADDAD, Lenira. Políticas integradas de educação e cuidado infantil: desafios, armadilhas e possibilidades. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.36 n.129, set./dez. 2006. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742006000300002.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida; PINAZZA, Mônica Apezzato (Orgs.). Pedagogias(s) da infância: dialogando com o passado: construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007, p. 31-37.

KUHLMANN Jr., Moysés. Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, nº 78, p 17-26, ago. 1991.

KUHLMANN Jr., Moysés. Histórias da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, n. 14, Mai/Jun/Jul/Ago. 2000. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782000000200002.

LOPEZ, Telê Ancona. O turista aprendiz na Amazônia: a invenção no texto e na imagem. Anais do Museu Paulista, São Paulo, v. 13, n. 2, dez. 2005. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-47142005000200005

ROSEMBERG, Fúlvia. A educação pré-escolar brasileira durante os governos militares. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 82, p. 21-30, ago.1992.

ROSEMBERG, Fúlvia. Expansão da educação infantil e processos de exclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 107, p. 7-40, jul. 1999. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15741999000200001.

ROSEMBERG, Fúlvia. Organizações multilaterais, estado e políticas de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 115, p. 25-63, mar. 2002. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742002000100002.

SANTOS, Ademir Valdir dos. Educação e fascismo no Brasil: a formação escolar da infância e o Estado Novo (1937-1945). Revista Portuguesa de Educação, v.25, n.1, p. 137-163, 2012.

TEIXEIRA, Anísio. A Pedagogia de Dewey (Esboço da teoria da educação de John Dewey). In Dewey (Col. "Os Pensadores"). São Paulo: Abril Cultural, 1980, p. 113-135.

Publicado

2022-04-27

Cómo citar

FERREIRA, Paulo Nin. Os parques infantis de Mário de Andrade no contexto das transformações políticas de atendimento à infância no período da ditadura militar. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 34, p. 270–284, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n34p270-284. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10674. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.