Prováveis modelos de átomos, um quarto de século depois
DOI:
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13nEsp2p186-215Palabras clave:
Alfabetização científica, Modelos atômicos, Formação de professoresResumen
No número três da revista Química Nova na Escola (QNEsc), publicado em maio de 1996 (o número 1 foi publicado em maio de 1995 e o número 2, em novembro de 1995), o artigo de abertura, de apenas uma página, foi “Sobre prováveis modelos de átomos”. Na época, a revista rompia algo que então era usual: publicar o segundo ou terceiro número de uma revista. Há 25 anos não se tinha os contadores como Google Acadêmico, mas se pode referir que, quando a QNEsc conseguia chegar aos professores da Educação Básica, o texto era considerado muito importante. Agora, pretende-se revistá-lo. Um quarto de século depois, a ciência continua encontrando mistérios ao explorar os modelos e átomos que conhecemos. Junto a isso, descobrimos que, em meio a uma pandemia que atingiu a humanidade, precisamos ser cada vez mais indisciplinares para alfabetizar cientificamente. Assim, o objetivo principal desse artigo é realizar discussões acerca da alfabetização científica e da formação de professores que atuam na área de Ciências da Natureza, a partir de uma reflexão crítica do artigo supramencionado.
Descargas
Citas
ALVES, M. F. S.; ALANIS, D.; COSTA, L. G. Um mapa conceitual sobre a evolução do conceito do átomo: uma introdução à Física de partículas elementares para o Ensino Médio. Simpósio Nacional de Ensino de Ciências e Tecnologia, 2., n. 91, 2010, Paraná. Anais [...] Paraná: Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2010.
BARREIROS, C. H. Da didática fundamental à didática intercultural: percurso de uma pesquisadora de campo. In: CANDAU, V. M. Educação Intercultural e Cotidiano Escolar. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.
CALVINO Ítalo. Palomar. Título original Italiano: Palomar. Tradução: Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1994, 120 p; ISBN: 978-85-716-4409-0.
CANDAU, V. M. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: MOREIRA, A. F; CANDAU, V. M.(Org.) Multiculturalismo: Diferenças Culturais e Práticas Pedagógicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. Cap. 1, p. 13.
CHASSOT, A. I. Sobre prováveis modelos de átomos. Química Nova na Escola, n. 3, p. 1, 1996.
CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2016.
CHASSOT. A. I. Das disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 239 p. 2016.
CHASSOT, A. I. Um autor falando acerca dos seus livros [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por achassot@gmail.com em 14 out. 2020.
CHASSOT, A. I. Alfabetização Científica: uma questão moral. Prefácio. In: DREHMER-MARQUES, K. C.; MARQUES, J. F. Z.; RODRIGUES-MOURA, S. (Org.). Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica Abordagens, Teorias e Práticas. 1. ed. Cruz Alta: Ilustração, v. I, 2021. p. 15-23.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 129-150.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 3, n. 1, 2001.
MINAYO, M.C. O desafio do conhecimento pesquisa qualitativa em saúde. 2. ed. São Paulo HUCITEC/ABRASCO, 1993.
PIMENTA, J. J. M.; BELUSSI, L. F. B.; NATTI, E. R. T.; NATTI, P. L. O bóson de Higgs. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 35, n. 2, p. 1-14, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v35n2/06.pdf. Acesso em: 19, abr. 2021.
PIMENTEL, G. Ciência encontra um novo mistério ao explorar a fundo nossos átomos. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/colunas/para-onde-o-mundovai/2021/04/06/uma-nova-dica-da-natureza-o-misterio-das-familias departiculas.htm. Acesso em 06, abr. 2021.
SILVA, P. S. A. da; CHAVES, S. N. Epistemologia, ética e política na formação de professores de Ciências. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.11, n.02, p.259-276, jul./dez. 2009.
TOZONI-REIS, M. F. de C. Metodologia da pesquisa, UFSC, 2. ed. 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Debates em Educação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).