La educación infantil y la educación de las relaciones étnico-raciales en los informes de prácticas supervisadas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe13804

Palabras clave:

Educación Infantil, Relaciones étnico-raciales, Pasantía supervisada

Resumen

El objetivo es investigar cómo se aborda la educación de las relaciones étnico-raciales en los informes de prácticas en Educación Infantil. Se trata de una investigación documental e indica la necesidad de incluir temas en la formación de docentes para una Educación Infantil antirracista.

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Biografía del autor/a

Alyssandra Fabrícia Ferreira Barros, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação(UFAL), Graduada em Pedagogia (UFAL). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi bolsista PIBIC com a temática: Registro reflexivo na formação inicial para a docência na Educação Infantil: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado(2017-2019) e é estudante/membro no Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI/CNPq) - CEDU/UFAL.

Cleriston Izidro dos Anjos, Universidade Federal de Alagoas - Centro de Educação - Curso de PedagogiaGEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis

Professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) na área de Fundamentos e Práticas da Educação Infantil. Pedagogo (UNESP), Mestre em Educação (USP), Doutor em Educação (UFAL).

Fábio Hoffmann Pereira , Universidade Federal de Alagoas

Professor na área de Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas. Possui Graduação em Pedagogia (2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2015) em Educação pela Universidade de São Paulo. Membro do GEPPECI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (CNPq/UFAL).

Ellen de Lima Souza, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/SP, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar/SP. Atualmente é professora Adjunta na Universidade Federal de São Paulo e coordenadora do Grupo de Pesquisa LAROYÊ - Culturas Infantis e Pedagogias Descolonizadoras.

Rose Mística da Silva Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Educação (UFAL), Graduada em Pedagogia (UFAL). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Foi Bolsos PIBIC com a temática: Registro reflexivo na formação inicial para a docência na Educação Infantil: uma análise dos relatórios de estágio supervisionado(2017-2019) e é estudante/membro no Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Culturas Infantis (GEPPECI/ CNPq) - CEDU/UFAL.

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Publicado

2023-03-25

Cómo citar

BARROS, Alyssandra Fabrícia Ferreira; ANJOS, Cleriston Izidro dos; PEREIRA , Fábio Hoffmann; SOUZA, Ellen de Lima; FERREIRA, Rose Mística da Silva. La educación infantil y la educación de las relaciones étnico-raciales en los informes de prácticas supervisadas. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e13804, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe13804. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/13804. Acesso em: 12 ago. 2024.

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