Políticas para la formación de profesores

avances y retrocesos en los Planes Estatales de Educación de Rio Grande do Sul y de Santa Catarina

Autores/as

  • Lidiane Pagliarin Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Altair Fávero Universidade de Passo Fundo
  • Marcio Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14941

Palabras clave:

Planes estatales de educación, Formación de profesores, Concepción formativa

Resumen

Delante de las últimas reformas en la formación de profesores, problematizamos: ¿en qué medida y bajo cuales condiciones la formación inicial y continuada de profesores prevista en el PNE está siendo desarrollada y como el PEE/RS y PEE/SC están atingiendo sus metas? La investigación es cualitativa, exploratoria, documental, con análisis comparada. En síntesis, concluimos que es preciso avanzar para atingir las metas, así como repensar intencionalidades de las políticas de formación de profesores, a fin de superar el reduccionismo neotecnicista presente en las actuales directrices nacionales de formación de profesores.

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Biografía del autor/a

Altair Fávero, Universidade de Passo Fundo

Possui Pós-Doutorado (Bolsista Capes) pela Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMéx), Doutorado em Educação (UFRGS), Mestre em Filosofia do Conhecimento (PUC/RS), Especialista em Epistemologia das Ciências Sociais (UPF) e Graduado em Filosofia (UPF). Atua como professor titular III e pesquisador no Curso de Filosofia, no Mestrado e Doutorado em Educação da UPF.

Marcio Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduação em Filosofia pelo Centro Universitário Assunção (UNIFAI). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) onde atua como pesquisador no Programa de Pós-graduação em Educação ( PPGEd), na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania.

Citas

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Publicado

2023-05-10

Cómo citar

PAGLIARIN, Lidiane; FÁVERO, Altair; TREVISOL, Marcio. Políticas para la formación de profesores: avances y retrocesos en los Planes Estatales de Educación de Rio Grande do Sul y de Santa Catarina. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e14941, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe14941. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14941. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático - Formação Docente: Políticas e Práticas sob a perspectiva Human

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