Religión, contexto, sagrado y pertenencia

pueblo indígena Xukuru-Kariri

Autores/as

  • Marcondes Silva da Rocha Universidade de Pernambuco (UPE)
  • José Bezerra Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876

Palabras clave:

Identidad, Indígenas, Religión

Resumen

El objetivo principal de este trabajo es investigar la religión como forma de mantener y resignificar la identidad del pueblo Mata da Cafurna, de la etnia Xukuru-Kariri, localizado en el municipio de Palmeira dos Índios, Alagoas. Esta propuesta se realizará a través de una investigación etnográfica, centrada en los ritos y significados de esta religión. Así, será posible demostrar que la identidad de un pueblo no está marcada por un único aspecto que lo diferencia de otros grupos, sino por un conjunto de prácticas, costumbres y ritos vividos entre los miembros del grupo.

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Biografía del autor/a

Marcondes Silva da Rocha, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco-UPE. Pós-Graduado em nível de especialização em Metodologia do Ensino de Geografia e História pela Faculdade Única de Ipatinga. Graduado em Licenciatura plena em História pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL. Atua como professor indígena de história da terceira Gerência Regional da Secretaria de Educação de Alagoas (SEDUC/AL).

José Bezerra, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutor e mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, é professor colaborador do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Palmeira dos Índios.

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Publicado

2024-01-30

Cómo citar

ROCHA, Marcondes Silva da; BEZERRA, José. Religión, contexto, sagrado y pertenencia: pueblo indígena Xukuru-Kariri. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15876, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15876. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15876. Acesso em: 21 nov. 2024.

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