TDIC y Educación a Distancia de Emergencia

el contexto de experiencias en el centro PIBID/Matematica/UFS-Campus São Cristóvão

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15898

Palabras clave:

Enseñanza a distancia, Herramientas tecnológicas, Formación inicial, Pibid-Matemáticas

Resumen

El artículo discute algunas implicaciones del contexto pandémico de las actividades realizadas por matemáticos con el uso de herramientas tecnológicas. Se señala la enseñanza aprendizaje sobre la apropiación de metodologías de enseñanza de las Matemáticas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANDRADE, Kalina Ligia Almeida de Brito; HAERTEL, Brigitte Ursula Stach. Metodologias ativas e os jogos no ensino e aprendizagem da matemática. In: INTERNACIONAL CONFERENCE PBL, 2018, Santa Clara. Anais [...]. Santa Clara, CA: Santa Clara University, 2018. Tema: ABP para a próxima geração: articulando aprendizagem ativa, tecnologia e justiça social.

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de covid-19. Revista EmRede, [s. l.], v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/ emrede/article/view/621/575. Acesso em: 25 set. 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Edital nº 02/2020, de 9 de outubro de 2020. Brasília-DF: MEC/Capes, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012019-edital-2-2020-pibid-pdf. Acesso em: 25 jul. 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portaria nº 259/2019, de 17 dezembro de 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Brasília-DF: MEC/Capes, 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/ legislacoes/Portaria-capes-259-2019-12-17.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria normativa nº 38/2007, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – Pibid. Brasília-DF: MEC/Capes, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/portaria_pibid.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343/2020, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - covid-19. Brasília-DF: MEC, 2020b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria %20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 25 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria Executiva. Secretaria de Educação Básica. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília-DF: MEC/SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC _EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15 set. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http:// www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 15 jul. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional da Educação. Câmara Nacional de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília-DF: MEC/SEB/DCEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php? option=com_docman&view=download&alias=13448-%20diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 set. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília-DF: MEC/SEF, 1998.

FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2007.

LORENZATO, Sergio. Para aprender matemática. Campinas-SP: Editora Autores associados, 2006.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 117-128, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/wvLhSxkz3JRgv3mcXHBWSXB/? format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2021.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, p. 1-35, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079. Acesso em: 25 ago. 2022.

NÓVOA, António. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/WYkPDBFzMzrvnbsbYjmvCbd/?format=pdf& lang=pt. Acesso em: 25 ago. 2022.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Colaboração Yara Alvim. Salvador-BA: SEC/IAT, 2022.

OLIVEIRA, Carloney Alves de. Sala de aula invertida nas aulas de matemática na formação do pedagogo em tempos de cibercultura. Revista Prática Docente, Confresa, v. 3, n. 1, p. 125-139, jan./jun. 2018. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/ periodicos/index.php/rpd/article/view/604. Acesso em: 15 ago. 2021.

OLIVEIRA, Carloney Alves de; AMANCIO, Joenneyres Raio de Souza. Estratégias didáticas de professores no ensino remoto emergencial (ERE) frente à pandemia da covid-19: novos desafios, outros aprendizados. Revista Devir Educação, Lavras-MG, edição especial, p. 323-340, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/ index.php/DEVIR/article/view/455/232. Acesso em: 15 ago. 2022.

OLIVEIRA, Hélia; FERREIRA, Rosa Tomás; JACINTO, Hélia. Da globalização ao confinamento: como fica a educação (matemática)? Revista Quadrante, Lisboa, v. 29, n. 1, p. 1-7, jun. 2020. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/23013/17076. Acesso em: 25 set. 2021.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na prática pedagógica. Revista Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, set. 2020.

ROSA, Maria Cristina; SANTOS, José Elyton Batista dos; SOUZA, Denize da Silva. O ensino de matemática e tecnologias: ações e perspectivas de professores de matemática em tempo de pandemia. Revista Devir Educação, Lavras-MG, edição especial, p. 287-302, set. 2021. Disponível em: http://devireducacao.ded.ufla.br/index.php/DEVIR/article/ view/424/230. Acesso em: 15 ago. 2022.

SÃO CRISTÓVÃO. Universidade Federal de Sergipe. Edital n° 13/2020/Prograd, de 19 de junho de 2020. Processo seletivo de licenciandos (as) para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). São Cristóvão-SE: UFS/Prograd/Pibid, 2020a. Disponível em: https://prograd.ufs.br/uploads/page_attach/path/8676/Edital_13.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

SÃO CRISTÓVÃO. Universidade Federal de Sergipe. Departamento de Matemática. Subprojeto da área de Matemática (São Cristóvão). Plano de Atividades. Universidade Federal de Sergipe, Pró-Reitoria de Graduação – Prograd Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. São Cristóvão-SE: UFS/Prograd/Pibid, 2020b.

SANTAELLA, Lucia. As ambivalências da divulgação científica na era digital. Boletim ---Gepem, [s. l.], v. 75, p. 7-17, jul./dez. 2019. Disponível em: http://costalima.ufrrj.br/index. php/gepem/article/view/205/795. Acesso em: 25 ago. 2021.

SILVERSTEIN, Shel. A parte que faltava. [S. l.]: Editora Companhia das Letrinhas, [entre 1915 e 1923]. E-book.

VALENTE, José Armando. Aspectos críticos das tecnologias nos ambientes educacionais e nas escolas. Educação e Cultura Contemporânea. Vol. 2, nº. 3, jan./jun. 2005. Disponível

em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4891. Acesso em

de set. de 2019.

Publicado

2023-09-05

Cómo citar

SILVA, Narinha Mylena Rocha da; SOUZA, Denize da Silva. TDIC y Educación a Distancia de Emergencia: el contexto de experiencias en el centro PIBID/Matematica/UFS-Campus São Cristóvão. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e15898, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15898. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15898. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação docente: experiências e correlatos teórico-práticos

Artículos similares

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.