Estrategias de co-criación para la planificación relevante en la Educación Básica

Autores/as

  • Marlene Zwierewicz Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) http://orcid.org/0000-0002-5840-1136
  • Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Lilian Patricia Vetterlein Weiss Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)
  • Verónica Violant Holz Universidade de Barcelona (UB)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954

Palabras clave:

Educación Básica, Planificación relevante, Maestría professional, Transdisciplinariedad, Ecoformación

Resumen

Este estudio tiene como objetivo mapear estrategias de co-creación de planificación relevante en Educación Básica, identificadas en investigaciones vinculadas a una maestría profesional. Para el análisis de 18 disertaciones, cuya condición de convergencia está constituida por el uso de la metodología de los Proyectos Creativos Ecoformadores (PCE), se optó por una investigación bibliográfica y un enfoque cualitativo. En los resultados, se identificaron ejemplos de estrategias: vincular la planificación a las realidades locales y globales; la participación de la comunidad externa en la elaboración y desarrollo del plan; la formación docente como movimiento de reflexión y co-creación de la planificación polinizadora.

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Biografía del autor/a

Marlene Zwierewicz, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2013) e Doutora em Educação pela Universidade de Jaén - UJA - Espanha (2012), Mestra em Educação pela Universidade do Contestado - UnC (2002), Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1990). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB/UNIARP (Mestrado e Doutorado). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Complexidade, Ecoformação e Transdisciplinaridade - GCET (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/482957) - Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. É membro colaboradora do Grupo de Investigación y Desarrollo Educativo de la Orientación - IDEO da Universidad de Jaén - UJA, Espanha (http://www.ujaen.es/investiga/ideo/). Participante do corpo docente responsável pelo projeto de implantação do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica - PPGEB a UNIARP. Coordenadora - com Saturnino de la Torre - da Rede Internacional de Escolas Criativas - RIEC (https://www.escuelascreativas.es/). Responsável com Saturnino de la Torre (Universidade de Barcelona - UB) pela criação da metodologia dos Projetos Criativos Ecoformadores - PCE. Em 2019, recebeu na Espanha o prêmio 'Docente Ecoformadora Creativa' pelo compromisso com uma educação transformadora. Atuou como Reitora Interina (07-12/2012) e Pró-Reitora de Ensino de Graduação (2010-2012) e (2015-2016) no UNIBAVE. Suas pesquisas, produções técnica e tecnológica estão focadas na formação docente, planejamento educacional e metodologias transdisciplinares e ecoformadoras.

Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos Lima

Titulação: Mestrado Profissional em Educação Básica em andamento.

Especialização em Pós-Graduação em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 

E-mail: andressa.santos@cacador.edu.sc.gov.br

ORCID: https://orcid.org/my-orcid?orcid=0000-0003-3443-9989

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3976991926738267

Filiação institucional: Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Caçador, Santa Catarina

Lilian Patricia Vetterlein Weiss, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Lilian Patricia Vetterlein Weiss

Titulação: Mestrado Profissional em Educação Básica em andamento.
Especialização em Gerenciamento do Ambiente Escolar: Supervisão e Orientação

E-mail: lilianpvweiss@yahoo.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6590-3548

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9488886806300202

Filiação institucional: Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória, Paraná

Verónica Violant Holz , Universidade de Barcelona (UB)

Doutorado em Psicologia pela Universitat Ramon Llull (2001). Professora titular da Universitat de Barcelona 0 UB, Espanha. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na interdependência entre educação e saúde.  

E-mail: vviolant@ub.edu

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2464-6845

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9184353476452366

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Publicado

2024-02-08

Cómo citar

ZWIEREWICZ, Marlene; LIMA, Andressa de Fatima Rodrigues dos Santos; WEISS, Lilian Patricia Vetterlein; HOLZ , Verónica Violant. Estrategias de co-criación para la planificación relevante en la Educación Básica. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e15954, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe15954. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/15954. Acesso em: 25 nov. 2024.

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