El derecho a la educación en la triple frontera

Argentina, Brasil y Paraguay

Autores/as

  • Márcia Cossetin Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)
  • Cassia Alessandra Domiciano Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16639

Palabras clave:

Derecho a la educación, América Latina, Educación Obligatoria

Resumen

El artículo objetiva comprehender como los países de la triple frontera, formada por Argentina, Brasil y Paraguay, organizan la enseñanza obligatoria, situando el sector privado en la provisión de educación. Por medio de una investigación cualitativa con enfoque documental, los elementos investigados indican que gran parte de la enseñanza obligatoria es ofrecida por el sector público, aunque exista incentivo legal para la subvención pública de la oferta privada, denotando el complejo proceso que implica la responsabilidad del Estado en la efectuación del derecho a la educación.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Cossetin, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2017), Mestre em Educação (2012), Especialista em História da Educação Brasileira (2008) e Graduada em Pedagogia (2005), pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. Atualmente atua como Professora Adjunta no Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História - ILAACH - na Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacional e Social - GEPPES/Unioeste/PR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais - GREPPE/PR-UNILA/Unicamp. É membro da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe), da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED) e Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). 

Cassia Alessandra Domiciano, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestra em educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp-RC) e graduada em Pedagogia pela mesma universidade. Desenvolve trabalhos na área de Política, Gestão e Financiamento da Educação, com ênfase na Educação Infantil. Cursou especialização voltada para o desenvolvimento das relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral, oferecida pela Universidade de Franca. Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná do curso de Pedagogia e Licenciaturas, está credenciada no Programa de Pós Graduação em Educação, na linha de pesquisa em Políticas Educacionais. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional (Greppe), na Universidade Estadual de Campinas e Universidade Federal da Integração Latino-Americana e o Núcleo de Políticas Educacionais (NuPE-UFPR). É Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação (ANPED), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), da Associação Nacional de Pesquisadores em Financiamento da Educação (Fineduca) e da Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPE).

Citas

ARGENTINA. Lei nº 26.206, de 27 de dezembro de 2006. Ley de Educación Nacional. Buenos Aires, DF: Orden del Día, 2006. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/ley-de-educ-nac-58ac89392ea4c.pdf. Acesso em: 5 set. 2023.

ARGENTINA. Ley Nº 24.430, de 15 de dezembro de 1995. Constitucion de la Nacion Argentina. Disponível em: https://www.argentina.gob.ar/normativa/nacional/ley-24430-804/texto. Acesso em: 5 set. 2023.

BARRETO, Raquel Goulart; LEHER, Roberto. Do discurso e das condicionalidades do Banco Mundial, a educação superior "emerge" terciária. Revista Brasileira de educação, v. 13, p. 423-436, 2008.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Presidência da República. 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 3 set. de 2023.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Versão atualizada. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 3 set. de 2023.

DRAIBE, Sônia Miriam. Uma nova institucionalidade das políticas sociais? reflexões a propósito da experiência latino-americana recente de reformas dos programas sociais. São Oaulo em Perspectiva, 1997. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2092019/mod_resource/content/1/Draibe%20politicas%20p%C3%BAblicasv11n04_01.pdf. Acesso em: 18 set. 2023.

CEPAL. Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. Panorama Social da América Latina e do Caribe, 2022. Resumo executivo (LC/PUB.2022/16/-*), Santiago, 2022.

CEPAL. Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe. Panorama Fiscal de América Latina y el Caribe 2015: Dilemas e espaços de políticas. (LC/L.3961), Santiago, 2015.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em 2021, pobreza tem aumento recorde e atinge 62,5 milhões de pessoas, maior nível desde 2012. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/35687-em-2021-pobreza-tem-aumento-recorde-e-atinge-62-5-milhoes-de-pessoas-maior-nivel-desde-2012. Acesso em: 18 set. 2023.

FONSECA, Marília. O Banco Mundial como referência para a justiça social no terceiro mundo: evidências do caso brasileiro. Rev. Fac. Educ. vol. 24 n.1 São Paulo Jan./Jun. 1998.

GENTILI, Pablo. O labirinto da desigualdade. educação e injustiça social na América Latina. 1. ed - Rio de Janeiro: FLACSO Brasil, PPFH/UERJ, 2016.

NASCIMENTO, Alexandre. Negritude e cidadania: o movimento dos cursos pré-vestibulares populares. In: ROMÃO, Jeruse (Org). História da educação do Negro e outras histórias. Secretaria de educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Brasília: Ministério da educação, Secretaria de educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. 2005. (Coleção educação para todos).

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regressão conservadora e ameaças às políticas públicas em educação na América Latina. Revista Temas em educação, v. 29, n. 3, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n1.56014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/56014. Acesso em: 3 out. 2023.

OLIVEIRA, Romualdo Portela. Direito à educação In: OLIVEIRA, R. & ADRIÃO, T. (orgs). Gestão, financiamento e direito à educação, 2007.

PARAGUAI. Constitución de la República de Paraguay, de 1992. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms/. Acesso em: 5 set. 2023.

PARAGUAI. Ley Nº 1.264, de 1998. Ley General de Educación. Disponível em: https://www.mec.gov.py/cms/. Acesso em: 5 set. 2023.

ROSEMBERG, Fúlvia. Organizações multilaterais, Estado e políticas de educação infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, 6/ 32, março/ 2002.

SAVIANI, Dermeval. Sobre a natureza e especificidade da educação. Germinal: Marxismo e educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 1, p. 286-293, jun. 2015. https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/13575/9519. Acesso em: 18 set. 2023.

SAVIANI, Dermeval. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. 3ª ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

SIMÕES, A. A. Acesso à educação básica e sua universalização: missão a ser cumprida. Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais., Brasília, v. 2, 2019. Acesso: http://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/3974/3562. Acesso em: 18 set. 2023.

SOARES, Maria Clara Souto. A importância dos bancos multilaterais na conjuntura atual. Anais. Seminário “Banco Mundial e BID no Brasil: perspectivas de ação para a sociedade civil” Brasília, DF, 21 de março de 1998.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Sistema de Informação sobre Tendências Educacionais na América Latina (SITEAL), 2023. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/. Acesso em: 15 set. 2023.

WORLD INEQUALITY LABORATORY. World Inequality Report, 2022. Disponível em: https://wir2022.wid.world/www-site/uploads/2022/03/0098-21_WIL_RIM_RAPPORT_A4.pdf. Acesso em: 15 set. 2023.

Publicado

2023-12-20

Cómo citar

COSSETIN, Márcia; DOMICIANO, Cassia Alessandra. El derecho a la educación en la triple frontera: Argentina, Brasil y Paraguay. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. e16639, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37pe16639. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16639. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas Educacionais na América Latina: retrocessos e perspectivas

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.